Ao final do atendimento da simulação de ocorrência, os integrantes que tiveram contato com o ácido passaram por procedimento de descontaminação dos trajes de aproximaçãoCrédito: Divulgação/Portos RSPorto do Rio Grande realiza simulação de vazamento de ácido clorídrico dentro de terminal
Região Sul
Porto do Rio Grande realiza simulação de vazamento de ácido clorídrico dentro de terminal
Exercício testou o tempo de resposta das equipes de segurança do cais gaúcho
A Base de Emergência do Porto do Rio Grande (RS) realizou uma simulação de vazamento de ácido clorídrico (HCI) dentro do terminal. Segundo a Portos RS, Autoridade Portuária gestora do Porto do Rio Grande, o exercício teve como principal objetivo testar o tempo de resposta das equipes de segurança diante de uma situação real com o tipo de material que é bastante movimentado nos terminais do Superporto.
Na dinâmica da simulação, a empresa de fornecimento de bordo teria iniciado a operação de transferência do produto químico para o navio de carga que está atracado no Porto do Rio Grande.
Durante a atividade, a equipe de fiscalização identificou que a empresa não teria cumprido todos os procedimentos de segurança necessários e interrompeu a operação. O produto foi retirado e levado até a central de resíduos para permanecer temporariamente.
Entretanto, na operação de descarga houve uma perfuração no tonel e o material começou a vazar. Nesse momento houve o acionamento dos profissionais para conter o vazamento e controlar a situação de emergência.
Ao final do atendimento da simulação de ocorrência, os integrantes que tiveram contato com o ácido clorídrico passaram por um procedimento de descontaminação dos trajes de aproximação, conforme previsto nos procedimentos da Portos RS para atendimento de emergências nos terminais portuários com produtos químicos perigosos.