O navio deverá ser recepcionado pela embaixadora da Bulgária no Brasil, Bojidara Sartchadjieva (Foto: Divulgação)
Região Sul
Porto do Rio Grande receberá navio de pesquisa polar da Bulgária
Atracação da embarcação faz alusão as comemorações de 90 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Bulgária
O Porto do Rio Grande vai receber no final do mês de fevereiro o navio de pesquisa polar búlgaro Sv. Sv. Kiril i Metodii. A atracação do navio faz alusão as comemorações dos 90 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Bulgária.
O navio está previsto para atracar em Rio Grande entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Depois disso, a embarcação seguirá para uma missão científica na Antártica.
A embarcação deverá ser recepcionada pela embaixadora da Bulgária no Brasil, Bojidara Sartchadjieva.
A logística e a agenda da Embaixadora foram discutidas, nessa segunda-feira (5), em reunião na sede da Representação Diplomática da Bulgária, em Brasília, com as presenças do secretário-executivo do Escritório de Representação do Estado (EBSB), Henrique Pires, do gerente de Planejamento e Desenvolvimento da PORTOS RS, Fernando Estima, e do assessor de Relações Internacionais do EBSB, Robson Valdez.
O Sv. Sv. Kiril i Metodii (São Cirilo e São Metódio) tem 67 metros de comprimento e cabines duplas. Pode acomodar 40 cientistas e uma tripulação de 20 pessoas. A Bulgária, como o Brasil, também tem base na Antártica. Fica localizada na Ilha de Livingston, no Arquipélago Shetlands do Sul.