A retirada dos sedimentos é feita pela draga HAM 318. Atualmente, os trabalhos ocorrem entre a região dos Molhes da Barra e o Tecon (Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Porto do Rio Grande (RS): dragagem do canal de acesso tem conclusão prevista para janeiro
Ao todo, serão retirados 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos, que se acumularam desde o último trabalho de desassoreamento, em janeiro de 2020
O canal de acesso ao Porto do Rio Grande (RS) passa por dragagem de manutenção. O desassoreamento é realizado pela draga HAM 318 e, atualmente, ocorre entre a região dos Molhes da Barra e o Tecon. Os trabalhos iniciaram no dia 24 de novembro e a conclusão está prevista para janeiro do próximo ano. Até lá, 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados.
Segundo a Portos RS, a draga HAM 318, de bandeira holandesa, está retirando os sedimentos que se acumularam desde a última obra, concluída em janeiro de 2020, quando foram dragados 16 milhões de metros cúbicos.
“A dragagem tem como objetivo a manutenção das profundidades seguras para as atividades portuárias. A intenção da Portos RS é de realizar atividades semelhantes de forma continuada para impedir o assoreamento do canal e reduzir a quantidade de material a ser dragado”, informou a autoridade portuária.
A empresa pública que administra o Porto do Rio Grande esclareceu ainda que a dragagem foi autorizada pelo Ibama e para garantir que a obra aconteça da melhor forma e evitando impactos ao meio ambiente, foram estabelecidos monitoramentos ambientais específicos para o desassoreamento.
“A dragagem anual e permanente, em volumes menores, será o padrão para o canal de acesso do Porto de Rio Grande, garantindo um risco ambiental menor e maior segurança para a navegação”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha.