Anteriormente, em razão da tragédia climática que atingiu o estado, a Portos RS já havia anunciado a redução de calado para 12,9 metros à época, na região dos terminais da Bunge, Bianchini e Termasa/Tegrasa. Foto: Portos RS
Região Sul
Porto do Rio Grande tem calado reduzido mais uma vez após enchentes
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou a redução de calado no Porto do Rio Grande, o maior do estado, para 11,9 metros. A medida, anunciada nesta sexta-feira (14), foi feita em reunião conjunta com autoridades marítimas.
Segundo a Autoridade Portuária, a redução de calado ocorre em caráter excepcional e provisório.
Anteriormente, em razão da tragédia climática que atingiu o estado, a Portos RS já havia anunciado a redução de calado para 12,9 metros à época, na região dos terminais da Bunge, Bianchini e Termasa/Tegrasa.
Antes da fortes chuvas que atingiram o estado, o calado estava em 14,2 m, após uma recente campanha de dragagem concluída em fevereiro deste ano.
“Constatamos a presença de grandes quantidades de detritos e sedimentos das mais variadas espécies, carregados pela corrente das águas, através da hidrovia até o canal, curso natural do lago Guaíba para o mar. Isto proporcionou um assoreamento do canal externo em uma taxa extraordinária, evidenciando a gravidade das enchentes aqui vividas”, afirmou a Portos RS, em comunicado.