Até o início de 2025, terminal passará a contar com 3.972 unidades, sendo o maior do segmento em Santa Catarina (Foto: Divulgação)
Região Sul
Porto Itapoá adiciona capacidade de refrigerados com expansão de tomadas
Terminal em Santa Catarina concluiu instalação de 540 tomadas para ligar contêineres reefers
O Porto Itapoá, terminal privado de contêineres em Santa Catarina, anunciou a conclusão da primeira fase referente a expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers) com a instalação de 540 novas unidades.
Segundo a Autoridade Portuária, o terminal agora passa a contar com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade no estado.
Conforme já anunciado, para este mês de dezembro, mais 540 tomadas serão adicionadas, totalizando 3.972 unidades.
Neste final de 2024, o Porto Itapoá deu início á sua Fase IV de expansão com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses.
Localizado na Baía da Babitonga, o complexo tem um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática de 31 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e sua capacidade de movimentar até 1,8 milhão de TEUs por ano.
Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição de mais um portêiner, equipamento para a movimentação de contêineres em navios de grande porte. Este será o oitavo da frota de Itapoá.
O cais será ampliado, ganhando mais de 400 metros de comprimento, o que permitirá a atracação de três navios de porte maior.
Segundo a diretoria do Porto Itapoá, os projetos de ampliação do terminal já estão com as licenças ambientais aprovadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e que a obra deverá seguir um cronograma estratégico.
Ainda no pacote de modernizações, serão adquiridos 12 RTGs (guindastes sobre pneus) operados por controle remoto; nove terminal tractors (TTs), que são caminhões que movimentam contêineres no pátio e na área de cais; e, por fim, um scanner de última geração que será utilizado para circulação e gerenciamento de cargas.