O modelo móvel HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, custou R$ 10 milhões e é a segunda unidade de inspeção não invasiva do TUP (Crédito: Divulgação/Porto Itapoá)
Região Sul
Porto Itapoá adquire novo equipamento para inspecionar contêineres
O Porto Itapoá, em Santa Catarina, adquiriu um novo escâner para inspecionar os contêineres. O equipamento chegou em janeiro e, segundo a empresa que administra o terminal, deve entrar em operação até o mês de março.
A administração do TUP (Terminal de Uso Privado) investiu R$ 10 milhões em sua segunda unidade de inspeção não invasiva, um modelo móvel (HCVM XT), da empresa britânica Smiths Detection. O terminal catarinense espera ganho de produtividade quando passar a atuar com dois escâneres.
“Isso traz mais segurança para todos os envolvidos no processo: Receita Federal, exportadores, importadores, transportadores e colaboradores do Porto Itapoá. Temos feito importantes investimentos em tecnologia para ampliar nossa segurança e capacidade operacional”, destacou Sergni Pessoa Rosa Junior, diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá.
Outros equipamentos
Em 2022, o Porto Itapoá adquiriu do ZPMC, fabricante chinesa, um STS (Porteiner) de lança com alcance de 70 metros e 10 RTGs (guindastes móveis sobre pneus) híbridos com consumo de combustível três vezes inferior a um RTG convencional, além de serem controlados remotamente. Segundo a empresa, mais cinco equipamentos chegarão em maio e os demais juntamente com o STS em dezembro de 2023.
“Os objetivos da aquisição de RTGs controlados remotamente, além da inovação e sustentabilidade, é oferecer maior conforto e ergonomia aos operadores, o que nos trará maior satisfação, eficiência e produtividade”, disse Sergni.
Além do STS e dos RTGs, Porto Itapoá adquiriu em abril do ano passado duas novas empilhadeiras Reach Stacker, empregadas nas operações no pátio do terminal. O objetivo, segundo a empresa que administra o terminal de uso privado (TUP), é potencializar o atendimento das atividades de navio e pátio, complementando as operações com os RTGs.
Os equipamentos da marca Kalmar têm capacidade de movimentar 45 toneladas e possuem uma série de tecnologias para a segurança do operador.
O porto já contava com três equipamentos similares. Itapoá também adquiriu nove caminhões terminal tractors (TTs) do fabricante nacional Rucker – que chegaram em julho de 2022. Os veículos juntaram-se à frota de 40 unidades, e podem carregar, cada um, 65 toneladas, equivalente a dois contêineres de 20 pés.