sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a Autoridade Portuária, o terminal passará a operar um dos maiores pátios de contêineres no Brasil, com a área passando de 300 mil para 455 mil metros quadrados. Crédito: Divulgação/Porto Itapoá

Região Sul

Porto Itapoá inaugura ampliação de seu terminal de contêineres

26 de abril de 2024 às 8:00
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Expectativa é de que, com nova área, unidade passe a movimentar 2 milhões de TEU por ano

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, inaugurou na quinta-feira (25) a ampliação da área do terminal de contêineres, que vai transformar o terminal como maior propulsor econômico da região. Com investimento total na ordem de R$ 815 milhões, o terminal terá capacidade de movimentar 2 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

De acordo com a Autoridade Portuária, o terminal passará a operar um dos maiores pátios do segmento no Brasil. Com a ampliação, a área passou de 300 mil para 455 mil metros quadrados.

De acordo com o relatório de 2023 do desempenho do setor aquaviário, o Porto Itapoá, localizado no nordeste de Santa Catarina, fechou o ano na quarta posição no ranking de maior movimentação do setor. Outra conquista adquirida foi a de ser o terminal de contêineres privado com maior crescimento do Brasil no último ano, com um aumento de 20,3% na movimentação em relação a 2022.

A solenidade contou com a participação de autoridades como o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins. Estava prevista a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mas ele não conseguiu chegar devido ao mau tempo na região.

Em comunicado divulgado pelo Ministério, Costa Filho destacou que a ampliação do terminal representa uma importante conquista para o Estado e para o país.

“Esse empreendimento entra na agenda do desenvolvimento econômico do Brasil. Um porto sustentável, que tem uma excelente infraestrutura tecnológica e, sem dúvida alguma, tem um grande operador de contêineres do país”, afirmou.

A eficiência do porto privado também é reconhecida nos demais estados brasileiros, isso porque 50% de cargas movimentadas em Itapoá são de empresas localizadas em outras regiões pelo país. A outra metade da movimentação é de cargas de companhias de Santa Catarina, incluindo automóveis e autopeças, motores elétricos, metalmecânica, linha branca e exportação de carga frigorificada, atendendo a forte agroindústria do estado.

Emprego e renda

Com a ampliação do terminal, a previsão é que o Porto Itapoá passe a gerar novos postos de trabalhos. Hoje, o local é responsável pela geração de 7.500 empregos diretos e indiretos. Com aumento de 108%, proporcionalmente, o município catarinense apresentou o maior crescimento populacional no último censo. O município possui pouco mais de 30 mil habitantes.

Compartilhe:
TAGS Beto Martins Governo de Santa Catarina Jorginho Mello Ministério de Portos e Aeroportos Porto de Itapoá Santa Catarina Silvio Costa Filho Terminal de contêineres