quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A aquisição dos Terminal Tractors TTs faz parte do processo de expansão do Porto de Itapoá, que agora tem a maior frota de caminhões elétricos entre os terminais brasileiros. Foto: Divulgação

Região Sul

Porto Itapoá passa a ter maior frota de caminhões elétricos do país

27 de julho de 2024 às 3:45
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Terminal vai deixar de emitir 2 mil toneladas de carbono com aquisição de novos TTs

O Porto Itapoá, em Santa Catarina, anunciou nesta semana a aquisição de uma frota de 20 novos caminhões elétricos que serão utilizados para operação interna. Com investimentos de R$ 20 milhões, a aquisição dos Terminal Tractors (TTs) faz parte do processo de expansão do terminal, que agora possui a maior frota de caminhões elétricos entre os terminais portuários brasileiros.

Segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., com a nova frota, um total de 858 mil litros de combustível serão economizados anualmente. Com isso, o terminal deixará de emitir 2 mil toneladas de carbono por ano.

Os TTs serão carregados dentro do próprio terminal que, desde o ano passado, alterou sua política de aquisição da energia no sistema nacional.

“Passamos a adquirir apenas energia provinda de fontes renováveis. Em abril deste ano recebemos um certificado internacional atestando que 100% do nosso consumo de 2023 teve essa origem”, explicou o diretor.

Cada veículo é capaz de carregar até 65 toneladas e tem autonomia de 150 quilômetros, o que equivale a cerca de 10 horas de trabalho. A expectativa é iniciar as operações dos equipamentos no mês de agosto.

“Somados, os novos TTs nos darão uma autonomia de 3 mil quilômetros até o seu carregamento, o que mostra que uma boa gestão ambiental tem reflexos diretos na produtividade”, comentou Rosa Jr.

Expansão

O Porto Itapoá inaugurou em abril deste ano a fase III de expansão do terminal, com mais 200 mil m² de pátio, contemplando o armazém de 8 mil m², finalizando um aporte de R$ 815 milhões.

Com essa ampliação, o Porto Itapoá passa operar um dos maiores pátios de contêineres do Brasil, com 455 mil m², o que vai lhe proporcionar a capacidade de movimentar até 2 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Faz parte destes investimentos também a aquisição de grandes equipamentos – é o primeiro da América do Sul a operar RTGs (guindastes sobre rodas) híbridos controlados remotamente – e ampliação dos berços de atracação.

Compartilhe:
TAGS