O Fórum Sul Export abriu o primeiro dia de programação com uma visita da comitiva ao terminal Portonave, localizado em Navegantes (SC). Foto: Divulgação/Brasil Export
Sul Export
Portonave apresenta planos de expansão à comitiva do Sul Export
Diretor apresentou os planos de expansão do terminal privado de contêineres, entre eles a adequação dos berços de atracação
O Fórum Sul Export abriu o primeiro dia de programação (25) com uma visita da comitiva ao terminal Portonave, localizado na cidade de Navegantes (SC).
Na ocasião, o Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, apresentou os planos de expansão do terminal privado de contêineres, entre eles uma adequação nos berços de atracação que permitirá o recebimento de navios maiores – com 366 metros e 400 metros. Atualmente, o porto recebe embarcações com até 350 metros.
As obras foram iniciadas em janeiro deste ano e divididas em duas etapas para mitigar os impactos nas operações portuárias. O investimento é de R$ 1 bilhão e é o maior aporte feito pela companhia desde o início das atividades, em 2007.
A expansão também foi pensada para acompanhar a tendência de crescimento na movimentação de cargas esperada para os próximos anos. Em 2023, o terminal registrou crescimento de 10% na movimentação comparado a 2022, com mais de 1.327 milhão de TEUs operados.
O prefeito de Navegantes, Liba Fronza, também participou da visita ao porto e citou a importância da atividade logística para a cidade. Ele destacou melhorias em acessos rodoviários e a expectativa da chegada de ferrovias ao município.
“Navegantes está se tornando um ponto logístico importante para o estado e para o Brasil. E temos ainda grandes espaços que podem ser explorados por empresas que atuam no segmento”, citou.
De acordo com ele, a cidade tem 111 km de extensão territorial disponíveis para receber ativos que podem fortalecer ainda mais o potencial da cidade para atividades no setor.
“Nós já temos o licenciamento autorizado para o maior parque logístico do estado, com 220 mil metros quadrados e grandes áreas que podem ser desenvolvidas. Também estamos trabalhando na redução de impostos e em mudanças no plano diretor da cidade para gerar segurança jurídica aos investidores”, garantiu Fronza.
Além dos citados, acompanharam a comitiva Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export; José Roberto Campos, presidente do conselho Nacional do Brasil Export; Jesualdo Silva, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e do conselho Sul Export, e Jucelino Sora, diretor geral de Engenharia da Superintendência do Porto de Itajaí.