Na comparação com 2023, a demanda pela exportação de maquinários aumentou mais que o dobro em 2024. Foram 28 mil TEU despachados, principalmente com destino ao México (Foto: Divulgação)
Região Sul
Portonave fecha 2024 com movimentação de 1,261 milhão de TEU
Resultado foi menor na comparação com 2023, pois terminal operou com metade do cais catarinense
A Portonave, terminal privado localizado em Navegantes, (SC) fechou 2024 com a movimentação de 1.261.130 TEU (unidade de medida equivalente a contêiner de 20 pés), uma redução de 5% na comparação ao ano anterior. A queda ocorreu em razão das obras de ampliação do cais do terminal, visando a chegada de navios maiores no complexo portuário. No ano passado, a Portonave utilizou metade do cais para as operações portuárias.
No segmento da exportação, os produtos mais despachados foram madeira, carne congelada e papel na Portonave. Na importação, os produtos com maior número de movimentações foram plástico, maquinário e têxtil.
O principal mercado das exportações foi a China. Na sequência, esse pódio foi ocupado pelos Estados Unidos (segundo) e o México (terceiro). Na importação, a China também lidera e, sucessivamente, aparecem os Estados Unidos e a Índia, no período de janeiro a novembro.
Durante o período, a Portonave foi líder nacional na movimentação de diversos segmentos, como a exportação de carne suína, com 24 mil TEUs movimentados, e com o principal destino a China. Na importação, o produto de destaque foram os pneus, com 30 mil TEUs movimentados e também a China como principal destino.
Na comparação com 2023, a demanda pela exportação de maquinários aumentou mais que o dobro em 2024. Foram 28 mil TEU despachados no ano passado, principalmente com destino ao México. Na importação, a movimentação de cerâmica subiu oito vezes em 2024, com 9 mil TEU recebidos. Mais uma vez, a origem principal do produto foi a China.
O ano passado registrou recorde histórico no número de acessos de caminhões. De janeiro a dezembro, foram 640.301 acessos, tanto de entradas quanto saídas de contêineres.
Na média, dois mil caminhoneiros foram atendidos diariamente. Os motoristas permaneceram um tempo médio de cerca de apenas 31 minutos no Terminal. No dia de maior pico da história, foram registrados 3.308 acessos de caminhões.
Na Iceport, câmara frigorífica da Portonave, foram movimentadas 253.678 toneladas de produtos, o que representa um crescimento de 10,5% em relação a 2023. Entre os produtos movimentados, 64% foram aves e suínos, 27% vegetais e 9% bovinos.
Em 2024, a Câmara renovou a Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos (FSSC 22000, em inglês), um dos sistemas de normas mais rígidos reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Essa certificação atesta as boas práticas do sistema de gestão de segurança de alimentos e confiabilidade nas operações.
Futuro
Iniciado em janeiro de 2024, a Portonave deu início a obra de ampliação do cais, que vai permitir receber navios maiores, de até 400 metros de comprimento. O investimento privado é de R$ 1 bilhão.
Segundo a Portonave, desde a última atualização, realizada em novembro de 2024, a primeira etapa da obra atingiu aproximadamente 70% de conclusão. A etapa abrange o lado leste da estrutura, 450 metros, em obras, enquanto as operações portuárias são realizadas na outra metade.