sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O investimento de R$ 1 bilhão para os próximos anos na adequação da infraestrutura do cais trata-se do maior investimento da companhia desde a sua estruturação, em 2007 (Foto: Divulgação/Portonave)

Região Sul

Portonave investe R$ 1 bilhão para receber navios de 366 e 400 metros

Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 9:54
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Obras de infraestrutura do cais já começaram e serão divididas em duas etapas

O terminal portuário de Navegantes (Portonave), em Santa Catarina, deu início a uma importante obra de infraestrutura, que visa aumentar ainda mais a competitividade do terminal, especializado na operação e movimentação de contêineres. Com o investimento de R$ 1 bilhão, a Portonave está realizando adequação dos seus berços visando receber navios maiores, tanto os de 366 metros quanto os de 400 metros.

Atualmente, o terminal de Navegantes pode receber navios de até 350 metros, com capacidade de movimentação de até 11 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). As obras de adequação foram anunciadas pela companhia no ano passado, após a divulgação de oficialização das licenças ambientais.

As obras tiveram início em 8 de janeiro. Em entrevista ao BE News, o diretor-superintendente administrativo do Portonave, Osmari de Castilho Ribas, explicou que os trabalhos foram divididos em duas etapas, para mitigar os impactos nas operações portuárias.

“Nós dimensionamos nossa capacidade de continuar movimentando e de tentar diminuir os impactos e também atender todas as condições técnicas e de segurança. Dessa forma, definimos a obra em duas etapas, a primeira sendo isolando uma parte do berço, com os trabalhos concentrados nessa parte, e manutenção das operações na outra extremidade. Concluída a primeira etapa, nós fazemos o inverso, com as operações ocorrendo nesse primeiro trecho de cais, para que o restante passe pela adequação”, explicou Osmari.

Após a conclusão da primeira etapa das obras do cais, o Portonave já poderá receber a atracação de navios de 366 metros, que são considerados de última geração no mercado internacional. Somente após a conclusão total dos trabalhos, que devem levar pouco mais de dois anos, o terminal terá condições de receber embarcações de 400 metros.

“Estamos olhando como esse mercado vai se comportar. Entendemos esse movimento, que é uma tendência mundial de crescimento dos navios, que é a geração dos 366. Porém, quando se trata de fazer uma obra estruturante como a que estamos fazendo, nós estamos olhando para o longo prazo”, disse o executivo.

Como exemplo, nos primeiros meses de 2024, portos brasileiros já começaram a receber navios de 366 metros de comprimento. O Porto de Paranaguá (PR) recebeu duas embarcações deste tipo, enquanto que o Porto de Santos (SP) recebeu escala única de um navio da operadora MSC.

Segundo Osmari, a demanda por navios de 400 metros ainda é considerada como uma prioridade de longo prazo para o Portonave. Entretanto, o terminal quer estar preparado e com uma infraestrutura de qualidade para o recebimento desses tipos de embarcações.

“Nós esperamos os navios de 366 metros, que é uma realidade. Mas temos que prever o depois, no futuro precisamos estar preparados para receber os navios maiores. Esse novo conceito, de atender demanda que existe e que se consolida no mercado brasileiro, e depois certamente se espera que esse crescimento continue”, analisou.

O investimento de R$ 1 bilhão para os próximos anos na adequação da infraestrutura do cais trata-se do maior investimento da companhia desde a sua estruturação, ocorrida em 2007, sendo o primeiro terminal privado de contêineres do país.

Números de 2023

Portonave teve crescimento de 10% na movimentação de contêineres no ano passado em comparação com 2022. Foram movimentadas 1.327.098 TEU com o recebimento de 650 escalas de navios.

Em dezembro de 2023, o terminal atingiu a movimentação de 133.282 TEU, um recorde para o mês. Ao todo, desde o início das operações, em 2007, foram movimentados 12,4 milhões de TEU em Navegantes. Os países com mais importações foram a China, os Estados Unidos e a Colômbia. Os maiores destinos das exportações foram a China, os Estados Unidos e o México.

No Brasil, representou 15% de participação no mercado e 54% em Santa Catarina, segundo os últimos dados divulgados pelo Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a dezembro de 2023.

Compartilhe:
TAGS cais Infraestrutura Navegantes navios maiores Portonave R$ 1 bilhão