A Portonave, terminal localizado em Navegantes (SC), realizou nesta semana uma operação de descarga de mais um caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), fabricado pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança/Divulgação Portonave
Região Sul
Portonave realiza operação de descarga de novo caça da Força Aérea Brasileira
O F-39 Gripen da FAB chegou do Porto de Norrkoping, na Suécia
A Portonave, terminal localizado em Navegantes (SC), realizou nesta semana uma operação de descarga de mais um caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), fabricado pela Saab, empresa sueca líder no segmento de defesa e segurança.
De acordo com a Autoridade Portuária, o Gripen foi descarregado no berço dois. Com este novo caça, já foram oito aeronaves desembarcadas pelo Portonave, sendo o primeiro em 2020 e os demais em 2022 e 2023.
A empresa realiza trabalhos de importação e exportação de breakbulk, tipo de transporte especial para mercadorias de grandes dimensões, com uma equipe operacional capacitada em trabalhar com cargas especiais. Já movimentou helicópteros, trens, grandes geradores, máquinas e lanchas.
A aeronave embarcou pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, por meio do navio MV Florijngracht, do armador Spliethoff. Já em terra, foi levado ao Aeroporto Internacional de Navegantes na madrugada de quarta-feira (13) e foi levado até Anápolis (GO).
Gripen brasileiro
O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. No Brasil, significa um importante salto qualitativo e tecnológico para o aumento da capacidade operacional da FAB.
A aeronave incorpora tecnologias de ponta, os mais modernos sistemas, sensores e armas para atuar com facilidade em ambientes extremos, em cenários de combate altamente hostis e manter uma operação contínua a partir de aeródromos ou rodovias com baixa infraestrutura de apoio.
O programa Gripen Brasileiro é uma parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento conjunto e fornecimento de caças Gripen à Força Aérea Brasileira. O contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento, armamentos e um acordo de cooperação industrial que se tornou o maior programa de transferência de tecnologia em curso no Brasil.
Destaques
De janeiro a novembro, movimentou 1.193.812 TEUs, um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período de 2022. Representa 65% da participação de mercado em Santa Catarina e 16% em âmbito nacional (TEUs cheios). Os produtos mais importados foram o plástico, o têxtil e o maquinário. Enquanto os mais exportados foram a madeira, a carne congelada e o papel. Os países com mais importações foram a China, o Estados Unidos e a Índia. Os países de maior destino das exportações foram a China, o Estados Unidos e o México.