No acumulado do ano, o terminal operou 487 mil contêineres contra 479 mil em igual período de 2021 (Divulgação/Portonave)
Região Sul
Portonave registra movimentação histórica de contêineres em setembro
Terminal operou 110,7 mil TEU, superando o recorde anterior, de 109 mil, em igual mês do ano passado
O Porto de Navegantes (SC) movimentou 110,7 mil TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés, ou seja, de 12,2 metros) em setembro, superando o próprio recorde batido coincidentemente no mesmo mês do ano passado, de 109 mil.
Segundo a Portonave, empresa que administra o terminal privado de contêineres catarinense, o feito é um recorde histórico em 15 anos de atividade, além de registrar o melhor mês do ano. Os números superaram 2021 quando comparados com o mesmo período. O acesso ao Gate também bateu recorde de entrada e saída de caminhões, com 2,6 mil em um único dia.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o terminal operou 487 mil contêineres contra 479 mil em igual período de 2021.
O superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, atribui os resultados positivos aos profissionais que atuam no terminal e à eficiência nas operações. “Muitos fatores contribuíram para termos esse novo recorde. Primeiramente, ficamos imensamente orgulhosos pela qualidade do nosso time. São mais de mil profissionais dedicados para que o terminal funcione 24 horas por dia, sete dias por semana. Outro fator fundamental é a eficiência operacional em relação aos sistemas e equipamentos. Esse conjunto faz com que a movimentação tenha ainda mais agilidade desde a chegada até a saída dos contêineres, tanto via modal rodoviário quanto aquaviário. Mais uma vez, parabenizamos a todos os profissionais”, destacou.
Exportações e importações
De acordo com os registros da Portonave, 11,7 mil contêineres foram embarcados no mês passado tendo como principais destinos Estados Unidos, China, México, Japão e África do Sul. Na importação, a movimentação chegou a 19,8 mil, mantendo as principais origens China, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e Colômbia.
Rumo aos 11 milhões
Em fevereiro deste ano, a Portonave registrou 10 milhões de TEU movimentados, tornando-se o único porto de Santa Catarina que atingiu o marco, além de permanecer entre os líderes nacionais como o segundo maior porto em movimentação de contêineres do Brasil. O total até setembro de 2022, é de 10,8 milhões de TEU, ou seja, está rumo aos 11 milhões.
Ao longo dos 15 anos de operação, foram 8,2 mil escalas de navios com serviços de importação e exportação, além das cargas especiais como aeronaves militares, barcos, helicópteros, entre outras.