Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS, afirmou que a Autoridade Portuária se prepara para fazer uma concessão para manutenção do canal de acesso e da hidroviaCrédito: Divulgação/Portos RS
Brasil Export
Portos da região Sul preparam projetos para dragagem de aprofundamento
Portos RS e São Francisco do Sul debateram planejamento visando demanda do mercado
Sempre apontado como uma das pautas principais para as autoridades portuárias, a dragagem foi discutida entre duas Companhias públicas que administram complexos portuários da região Sul do Brasil. A Portos RS pretende fazer para 2025 uma concessão da manutenção do canal de acesso ao Rio Grande e também das hidrovias, mas sem deixar de olhar para a necessidade do aprofundamento. Já São Francisco do Sul busca por recursos para fazer o aprofundamento do canal externo e, posteriormente, do canal interno, também.
Os assuntos de necessidade de melhor infraestrutura dos portos do Sul foram pauta em um dos painéis técnicos promovidos pela quarta edição do Encontro Nacional das Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph).
Cristiano Klinger, diretor-presidente da Portos RS — Autoridade Portuária gestora dos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre —, afirmou que a companhia se prepara para fazer uma concessão para manutenção do canal de acesso e da hidrovia.
“Já fizemos uma primeira etapa de dragagem de manutenção e fizemos a homologação da licitação da segunda etapa dessa obra de manutenção de dragagem. Estamos estudando com a Infra SA para fazer uma concessão ou uma PPP (parceria público-privada) do canal de acesso e da hidrovia”, analisou.
Junto a manutenção do calado, a Portos RS realiza estudos para aprofundamento do canal que devem ser concluídos até o final do ano.
“Nosso calado é homologado em 15 metros. Estamos fazendo discussões da área de giro, área de manobra para capacidade de grandes navios. A intenção é que tenhamos até o final do ano que vem fechado todo esse estudo e poder fazer a licitação em 2025, para ter um contrato continuado de manutenção do canal”, disse.
São Francisco do Sul
Maior porto de Santa Catarina, o complexo de São Francisco do Sul planeja para o início do ano que vem uma dragagem de manutenção para assegurar a condição atual do canal de acesso.
“Em um segundo momento, estamos discutindo uma dragagem de aprofundamento do canal externo. Temos essa necessidade, então estamos agora na iminência de obter a licença ambiental de instalação e construindo a financiabilidade da obra”, afirmou o presidente do porto, Cleverton Vieira.
De acordo com Vieira, a obra para aprofundamento do canal exigirá altos investimentos.
“Estamos buscando alternativas, junto com o Governo do Estado, a Secretaria Nacional e o próprio Ministério (de Portos e Aeroportos). É uma obra rápida, de dez meses, que a partir do momento que consigamos fazer essa angariação de recursos a gente possa executar essa obra no ano de 2024”, comentou.