quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Juliane Carneiro, coordenadora de Inovação do Porto do Açu, apresentou as iniciativas do grupo de trabalho da APLOP que lidera, voltado para a área de Inovação e Sustentabilidade. Foto: Reprodução/TV BE News

Portugal

Portos de língua portuguesa buscam indicadores ambientais e inovação integrada

Atualizado em: 1 de novembro de 2024 às 11:32
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

O  último dia do Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), na quinta-feira (31), em Leixões, Portugal, teve um espaço dedicado aos grupos de trabalho da entidade, que puderam apresentar algumas de suas iniciativas. Um deles foi o Comitê de Inovação e Sustentabilidade, liderado pela brasileira Juliane Carneiro, coordenadora de Inovação do Porto do Açu (RJ).

“O primeiro empenho que queremos trazer desse grupo de trabalho será a elaboração de um e-book que reunirá as ações desenvolvidas, com a principal intenção de criar uma ferramenta de mapeamento para identificar e planejar ações efetivas nas áreas de sustentabilidade e inovação”, afirmou.

Juliane ressaltou a importância de um diagnóstico preciso das práticas atuais nos portos. Para isso, todos os participantes do grupo receberão um formulário onde poderão fornecer informações sobre inovação, digitalização e descarbonização em suas operações. “Precisamos entender como cada porto está estruturado em termos de inovação e quais recursos estão disponíveis para fomento público”, explicou.

A executiva mencionou que o comitê buscará estabelecer indicadores de desempenho ambiental, comparáveis ao Índice de Desempenho Ambiental (IDA) já utilizado no Brasil. 

As próximas etapas incluem a organização de visitas técnicas entre os portos e reuniões virtuais para facilitar a troca de experiências. “Queremos criar um espaço colaborativo onde possamos compartilhar conhecimentos e práticas bem-sucedidas, ajudando assim todos os portos a se desenvolverem de maneira sustentável”, completou.

Também foram apresentadas as ações de outros grupos de trabalho da APLOP, como o de Direito Portuário, coordenado por José Luís Moreira da Silva, e o de Energias Oceânicas Renováveis e Oportunidades para a Construção Naval, pelo consultor na área da energia, Luis Lopes.

 

Compartilhe:
TAGS