domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Porto de São Sebastião: a ferramenta visa acelerar as ações conjuntas e, assim, minimizar possíveis desencontros de informações (Crédito: Divulgação/Antaq)

Região Sudeste

Portos de São Paulo passam a contar com aplicativo para comunicação de ocorrências

Atualizado em: 7 de fevereiro de 2023 às 11:11
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ferramenta está em uso nos terminais Santos e São Sebastião desde o dia 30 de janeiro

Entrou em operação na última semana um novo aplicativo para otimizar e agilizar a comunicação de ocorrências entre os terminais portuários e autoridades. A ferramenta já está em uso no Porto de Santos e também no Porto de São Sebastião.

A ferramenta foi desenvolvida em ação conjunta entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Comissão Estadual de Prevenção de Acidentes e Incidentes do Complexo Portuário de Santos e São Sebastião (Cepai/SP) e o Desenvolvedor WA – Sistemas, uma startup da cidade de Santos.

O aplicativo de comunicação de acidentes entrou em uso no último dia 30 de janeiro, após a conclusão da fase de testes. A ferramenta visa acelerar as ações conjuntas e, assim, minimizar possíveis desencontros de informações.

O aplicativo conta com a participação de 61 empresas, entre arrendatários, TUPs e operadores, além dos órgãos participantes do Cepai/SP. O aplicativo vem sendo testado desde dezembro de 2022 e, com ele, será possível classificar as eventualidades por gravidade, quantidade de vítimas e resumo do ocorrido, além da inserção de imagens da ocorrência e o acompanhamento dos registros.

Em nota, a Santos Port Authority (SPA), estatal que administra o Porto de Santos, informou que a ferramenta está em funcionamento e promove a comunicação de incidentes em tempo real, tanto para as autoridades competentes, quanto para as empresas arrendatárias.

“A partir desta comunicação as autoridades poderão atuar em suas respectivas áreas. O aplicativo visa também combater falsos alarmes que obrigam a atuação em caráter emergencial de diversas equipes de combate a acidentes, desperdiçando tempo e recursos”.

A Companhia Docas de São Sebastião, através da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informou que o aplicativo “contribui para a comunicação entre os setores, de forma a acelerar as ações conjuntas e facilitar os processos”.

 

Compartilhe:
TAGS aplicativo comunicação Porto de São Sebastião Portos SP