A produção do H2V seria feita através de um processo de eletrólise, numa unidade instalada na Zona Industrial e Logística de Sines. Crédito: Divulgação
Internacional
Portos de Sines e Roterdã formalizam projeto para criar corredor de hidrogênio verde
Entidades assinaram Memorando de Entendimento que visa o início da operação para 2028
O Porto de Sines, em Portugal, e o Porto de Roterdã, na Holanda, assinaram um Memorando de Entendimento que formaliza o projeto que tem a intenção de criar um corredor marítimo de Hidrogênio Verde (H2V) entre os dois países. O início da operação é estimado para 2028.
A cerimônia, realizada na última sexta-feira (15), foi presidida pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação português, Pedro Nuno Santos, e contou com a presença de representantes das empresas que integram o projeto, chamado H2Sines.RDAM.
A proposta será desenvolvida em consórcio, formado pelas multinacionais ENGIE, Shell, Vopak e Anthony Veder. O objetivo é produzir H2V em uma unidade instalada no complexo portuário lusitano, convertê-lo em hidrogênio líquido através de um processo de liquefação, e exportá-lo via Porto de Sines até o Porto de Roterdã.
Além do Memorando de Entendimento, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre os dois portos que reforça o relacionamento comercial e institucional entre eles.
Sines e Roterdã também têm trabalhado em um outro projeto, chamado MAGPIE, que acelera a introdução do uso de energia verde nas operações portuárias, além da implementação de digitalização, automação e autonomia para aumentar a eficiência do transporte.
Financiado pela União Europeia (EU), a proposta do MAGPIE iniciará com 12 atividades-piloto focadas em três áreas principais: fontes alternativas de energia; tecnologias inteligentes aplicadas a operações de energia; e ligações fluviais e ferroviárias com o interior.
H2Sines.RDAM
A ideia principal do projeto H2Sines.RDAM é desenvolver uma cadeia de valor de hidrogênio líquido entre Portugal e a Holanda.
A produção do H2V seria feita através de um processo de eletrólise, numa unidade instalada na Zona Industrial e Logística de Sines.
Em seguida, viria o processo de liquefação do hidrogênio para ser exportado em navios atracados em Sines com destino ao Porto de Roterdã. A operação deve começar em 2028.
O primeiro Memorando de Entendimento relacionado ao desenvolvimento de um corredor marítimo estratégico para a movimentação de hidrogênio entre os dois países foi assinado em 2020, com os governos das duas nações.