A Portos do Paraná prevê movimentar 3,647 milhões de toneladas de grãos de soja no neste último trimestreCrédito: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Portos do Paraná prevê alta de 203% com soja no último trimestre
Atualmente, as operações com a commodity representam 25% do geral nos complexos paranaenses
A Portos do Paraná, Autoridade Portuária gestora dos complexos de Paranaguá e Antonina, prevê movimentar 3,647 milhões de toneladas de grãos de soja no último trimestre de 2023. Caso seja confirmado, esse volume representará um crescimento de 203% em relação ao mesmo período de 2022, que foi de 1,2 milhão. Atualmente, as operações com a commodity representam 25% da movimentação geral dos portos paranaenses.
A Autoridade Portuária acredita que os números para encerrar o ano acompanhem o crescimento do produto ao longo de 2023. De janeiro a agosto de 2023 foram exportadas 10,1 milhões de toneladas de soja, 10% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, que registrou 8,1 milhões.
Outro segmento que também é destaque nas estimativas para este fim de ano é o farelo de soja. A Autoridade Portuária deve movimentar 1,4 milhão de toneladas do produto de outubro a dezembro, 72% a mais que no mesmo período do ano passado.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, estes valores serão influenciados por diversos fatores, entre eles o crescimento do calado, que é a profundidade em que os navios carregados podem ficar submersos na água.
“Esta mudança proporcionou mais segurança logística e atraiu navios de maior porte ao litoral do Estado”, afirmou.
Já o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, apontou a previsão de crescimento para dois fatores: os Corredores de Exportação Leste e Oeste.
“Com muita eficiência, eles supriram a movimentação necessária para atender às crescentes demandas do mercado, e estão prontos para o próximo trimestre”, analisou.
De acordo com a Portos do Paraná, no primeiro semestre deste ano, o Corredor Leste do Porto de Paranaguá, por exemplo, registrou a maior movimentação de cargas em meio século.
Moegão
A Portos do Paraná vai iniciar neste trimestre a construção do Moegão, sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. Segundo a Autoridade Portuária, a expectativa é que o empreendimento represente um ganho de 63% na capacidade de desembarque de carga. Para a construção, serão investidos R$ 592 milhões.
A implementação do Moegão também será fundamental para o sucesso de outro investimento, a Nova Ferroeste. A obra irá ampliar o traçado da atual Ferroeste para expandir a área de descarga ferroviária do estado, que atualmente opera no trecho entre os municípios de Cascavel e Guarapuava.
A estrada de ferro vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá e terá 1.567 quilômetros de extensão, com ramais também saindo de Cascavel a Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.