A intenção da parceria com os holandeses é compartilhar iniciativas e conhecimento para tornar os portos paranaenses mais sustentáveisFotos: Divulgação/Portos do Paraná
Região Sul
Portos do Paraná também faz parceria com holandeses
A diretoria da Portos do Paraná, Autoridade Portuária, assinou uma parceria com o Porto de Roterdã nesta quarta-feira (10) para estabelecer o desenvolvimento do hidrogênio verde nos terminais portuários de Paranaguá e Antonina. Segundo a companhia, a intenção é compartilhar iniciativas e conhecimento para tornar os portos paranaenses mais sustentáveis, reduzindo o uso de carbono e investindo em novos sistemas energéticos, como o hidrogênio verde e a energia eólica.
De acordo com a Portos do Paraná, a assinatura do memorando com o cais holandês faz parte do programa de colaboração Green Ports Partnership, no qual terá duração de três anos.
“A autoridade portuária holandesa é uma das maiores lideranças neste sentido e reconheceu os portos paranaenses como um dos precursores brasileiros, em decorrência do trabalho que já vem sendo realizado nos últimos quatro anos. Este é um passo importante para a construção do porto do futuro, onde negócios prosperem, gerando emprego e renda para as pessoas, mas com o menor impacto possível no clima e na natureza”, analisou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da companhia paranaense.
O acordo prevê o intercâmbio de conhecimento, com o propósito de mitigar riscos e criar um impacto positivo, em particular, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Conforme anunciou a Autoridade Portuária paranaense, o trabalho em parceria com Roterdã busca atender a quatro objetivos, sendo eles:
– Garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos (ODS 7)
– Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos (ODS 8)
– Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação (ODS 9)
– Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos (ODS 13).