As diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos foram debatidas no painel “Logística, mudanças climáticas e resiliência nas operações logísticas e na infraestrutura do Brasil” (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)
Brasil Export
Portos e aeroportos terão diretrizes de sustentabilidade e ESG até dezembro
MPor irá lançar política para guiar o setor em ações que incluem descarbonização e equidade de gênero
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) vai lançar até dezembro deste ano uma política de sustentabilidade para os dois setores. O documento deve trazer diretrizes para nortear as empresas em relação a adoção de ações de Sustentabilidade e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e também de prevenção aos impactos esperados pelas mudanças climáticas.
As informações foram repassadas por Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, durante sua participação no painel “Logística, mudanças climáticas e resiliência nas operações logísticas e na infraestrutura do Brasil”, exposto na quinta-feira (10), no último dia do Fórum Brasil Export, em Brasília.
Além de Mariana, participaram Rebeca Oliveira, vice-presidente do Complexo do Pecém; Natália Marcassa, CEO da MoveInfra; Marcello Di Gregório, diretor da Super Terminais; e Sávia Gavazza dos Santos, gerente de Projeto da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda. A mediação foi feita por Núria Bianco, jornalista e apresentadora do BE News 19h, e Alice Queiroz, jornalista convidada.
Mariana explicou que o setor já está implantando diversas ações ESG e também voltadas à descarbonização das operações, mas ainda de maneira individual, ou seja, sem um norteamento do Governo. Neste sentido, a política de sustentabilidade surge com diretrizes para os setores, com o objetivo de guiá-los de maneira mais concreta.
A secretária pediu também que os atores do setor aéreo e aquaviário acessem a pesquisa sobre sustentabilidade lançada pelo MPor em setembro para mapear e avaliar a implementação de práticas ESG nas empresas.
“O resultado deste mapeamento vai nos ajudar a finalizar a política de sustentabilidade, por isso é importante que todas as empresas preencham até o fim do ano, informando tudo o que já estão fazendo”, citou. Em 2025, o MPor planeja audiências públicas com os setores para discutir esses temas e as demandas mais urgentes.
As questões presentes na pesquisa versam sobre descarbonização, equidade de gênero, políticas contra assédio, entre outras.
O MPor planeja ainda lançar uma espécie de “pacto de sustentabilidade”, ou “compromisso de sustentabilidade”, onde empresas do setor que assinassem o documento teriam, por exemplo, prioridade em análises da pasta. “Seria um instrumento de fomento do MPor para estimular as companhias a adotar práticas mais sustentáveis em suas operações”, explicou Mariana.
O Brasil Export 2024 é uma edição nacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível ainda no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.