sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O ato que confirmou o lançamento da aliança ocorreu no estande do Porto do Itaqui e reuniu diversos representantes de portos, terminais privados e associações ligadas ao setor (Foto: Divulgação/Porto do Itaqui)

Nacional

Portos e entidades assinam 1ª Aliança Brasileira para descarbonização

7 de março de 2024 às 9:27
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Iniciativa do Porto do Itaqui foi lançada durante a programação da 28ª Intermodal South America

Autoridades Portuárias, terminais privados, além de entidades e instituições ligadas ao setor assinaram a primeira Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). O lançamento e assinatura dos signatários que vão compor a iniciativa ocorreu durante a programação da 28ª edição da Intermodal South America 2024, maior evento do segmento de logística e transportes da América Latina.

O ato oficial que confirmou o lançamento da nova aliança ocorreu no estande do Porto do Itaqui, do Maranhão, e reuniu diversos representantes de portos brasileiros, terminais privados e associações ligadas ao setor.

A iniciativa se deu pelo Porto do Itaqui quando, no ano passado, foi estabelecida uma parceria estratégica com o Porto de Valência, na Espanha. A Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos é uma extensão do sucesso da Aliança Espanhola, iniciativa que reúne portos há três anos para colaborar na descarbonização.

A gerente de Meio Ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos, fez um agradecimento a todos os signatários que fazem parte da nova aliança.

“Quando começamos a fazer convites sobre a aliança, tivemos a grata satisifação de ter sido atendidos por importantes portos, players, sindicatos, associações, startups e assim vai. A aliança nada mais é que um esforço coletivo para cooperar juntos em prol de um grande objetivo. Que é colocar o Brasil na vanguarda da descarbonização de portos no mundo. A aliança é de todos e nós vamos fortalecer essa agenda importante nos portos brasileiros”, comentou.

Além do Porto do Itaqui, são signatários e entidades fundadoras da Aliança Brasileira: Portos do Paraná, Porto do Açu, Porto Sudeste, Suape, Portos RS, Santos Brasil, CLI (Corredor Logística e Infraestrutura), Consórcio Tegram (MA), Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria. E como apoio institucional Fundaciòn ValenciaPort (Espanha), Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias) e ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários).

Durante a cerimônia, representantes dos signatários assinaram o documento da recém-criada aliança.

De acordo com o Porto do Itaqui, um dos primeiros resultados concretos da aliança é um programa que já envolve 37 empresas visando consolidar e nivelar o conhecimento sobre descarbonização.

Compartilhe:
TAGS Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) carbono zero PORTO DO ITAQUI sustentabilidade