De janeiro a maio deste ano, a movimentação nos portos paranaenses foi de 10.335.801 toneladas de cargas, superando a marca de 9.074.119 toneladas registrada em 2023 (Foto: Divulgação/Portos do Paraná)
Região Sul
Portos do Paraná têm alta de 14% nas importações de janeiro a maio
Segmentos de trigo, malte e contêineres foram destaques no período, segundo a Autoridade Portuária
Nos primeiros cinco meses do ano, os portos paranaenses registraram um aumento na movimentação de cargas para importação. Conforme os dados divulgados pela Portos do Paraná, os portos do estado tiveram crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.
De janeiro a maio, a movimentação foi de 10.335.801 toneladas de cargas, superando a marca de 9.074.119 toneladas do ano passado.
Entre as commodities que mais cresceram nesse período está o trigo. Com aumento de 28% na movimentação, o produto passou de 134.607 toneladas no ano passado para 171.849 toneladas este ano. O principal responsável por este crescimento foi a baixa qualidade do produto colhido no País na última safra.
“O crescimento na importação mostra que temos estrutura e logística eficientes para operar estas cargas e atender a demanda de mercado”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Outra carga de destaque foi o malte, produzido através da cevada. A importação do produto passou de 215.906 toneladas no ano passado para 227.357 toneladas neste ano, registrando uma alta de 5%.
Os contêineres também cresceram em movimentação, passando de 231.269 TEU (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) para 320.054 TEU, aumento de 38%. Os eletroeletrônicos, químicos e automotivos foram as cargas responsáveis por este aumento na importação dos contêineres.
“As estratégias logísticas permitem uma maior movimentação de cargas e agilidade na atracação e desatracação dos navios, mantendo a eficiência e aumentando a produtividade”, disse o diretor de Operações, Gabriel Vieira.
Fertilizantes
Os fertilizantes apresentaram estabilidade na movimentação do período, sendo 3.924.545 toneladas, em 2023, para 3.903.832 toneladas este ano (-1%).
O Paraná segue sendo a principal porta de entrada da commodity no Brasil. Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.