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Região Nordeste

Portos podem ampliar capacidade e reduzir custos com tecnologia, diz consultor

Atualizado em: 6 de abril de 2022 às 10:13
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Apresentações de avanços tecnológicos no Brasil e no exterior marcam último dia do Inova Portos, no Maranhão

O uso da inovação e da tecnologia amplia a capacidade das instalações portuárias e reduz a necessidade de investimentos em infraestrutura. A análise é do consultor sênior da Fundación Valenciaport, Jonas Constante. Ele a apresentou ontem, ao tratar sobre os avanços tecnológicos no Porto de Valência, na Espanha, durante sua apresentação no 1º Inova Portos. O evento, promovido pelo Porto de Itaqui (MA), com o apoio da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e do Ministério da Infraestrutura, terminou ontem, em São Luís, no Maranhão.

“Cada vez mais, com todas as tecnologias disponíveis, é possível criar capacidade nos portos e reduzir a necessidade investimento em infraestrutura. A diretoria ou a presidência de um porto precisa estar muito atenta aos caminhos que a tecnologia proporciona e que, às vezes, são mais sustentáveis que a simples decisão de fazer um novo berço ou ampliar a capacidade de pátio, etc”, destacou Constante, durante o painel ‘Governança de Inovação no Setor Portuário’.

O Inova Portos começou na segunda-feira. Durante dois dias, representantes de portos diversos, do Governo Federal e especialistas de universidades apresentaram programas de inovação e soluções tecnológicas investidas em operações e processos logísticos.

O encontro contou, também, com a participação de autoridades da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), dos ministérios da Infraestrutura (MInfra) e da Economia e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

“É uma grande honra para nós realizarmos o primeiro Inova Portos aqui, no Porto do Itaqui, um projeto nosso em parceria com o MInfra e a Abeph, e colocar em debate temas como o porto do futuro e novas ideias para o setor. O objetivo é preparar nossos portos para os desafios do presente e debater sobre ações, projetos e propostas que possam levar os portos brasileiros para o futuro”, afirmou o presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago.

Segundo o diretor de Gestão e Modernização Portuária do MInfra, Otto Burlier, o Inova Portos é “mais um passo para impulsionar a inovação nos portos organizados, potencializar a mudança cultural dentro do setor portuário a partir da inovação contínua”.

No painel ‘Governança de Inovação no Setor Portuário’, o gerente de Desenvolvimento de Negócios na agência Enterprise Singapore, do Governo de Cingapura, Joel Julius, falou sobre o Ecossistema de Inovação Píer 71, implementado pelo Porto de Cingapura, que reúne entes diversos para o fomento industrial e tecnológico. “O Porto de Cingapura está buscando investir US$ 100 milhões em 100 startups, sendo US$ 1 milhão por startup, quando a gente fala do Píer 71, para gerar um retorno direto de US$ 2 bilhões. A conta é 1 para 20. Então, a gente investe em um, pensando que a economia que irá gerar é de US$ 200 milhões. É um programa unificado que reúne as incubadoras (startups), os centros de pesquisa, os investidores, o governo e a iniciativa privada”, explicou Julius.

Segundo Julius, o Porto de Singapura é o segundo maior do mundo em movimentação de contêineres, em torno de 37,5 milhões de TEUs, “o que equivale a 10 vezes a movimentação do Porto de Santos, o maior da América Latina”. Ele comentou sobre o projeto de ampliação do complexo portuário asiático para a margem oeste de seu acesso aquaviário e, como consequência, a duplicação de sua capacidade para 65 milhões de TEUs. “Só se consegue fazer isso com planejamento e inovação”, concluiu.

O diretor de Administração e Finanças do Porto de Itaqui, Artur Thiago Costa, falou sobre o programa ‘Porto do Futuro’, desenvolvido pela autoridade portuária em convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento do Estado do Maranhão (Fapema). O projeto, segundo mencionou, é destinado ao fomento de desenvolvimento, pesquisa e inovação para os setores portuário, marítimo, logístico, aquaviário e ferroviário.

Nesse segundo e último dia de evento, participaram ainda dos painéis a CEO da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves; o professor Sérgio Cutrim, coordenador do Grupo de Estudos em Logística, Negócios e Engenharia Portuária; o CEO da CLI, Hélcio Tokeshi; o coordenador de Projetos Especiais da Subsecretaria de Sustentabilidade do Minfra, George Yun; e a gerente de Comunicação da Emap, Deborah Baesse.

Porto de Santos será o próximo anfitrião

O Porto de Santos será o próximo anfitrião do Inova Portos, em agosto. O anúncio foi feito no final do evento pelo diretor de operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro. Ele enfatizou que inovação é uma prioridade no planejamento estratégico do cais santista e que, ao sediar o encontro, a SPA terá a oportunidade de apresentar as inovações promovidas no maior porto do Hemisfério Sul.

“No ano passado, instituímos uma norma da Autoridade Portuária que fomenta essa interação entre academias e empresas de startups que queiram desenvolver projetos de inovação. Com isso, criamos também um Comitê de Inovação para avaliação desses projetos”, afirmou Marcelo, citando ainda um acordo firmado voltado à dragagem. “Nós firmamos o primeiro acordo de cooperação técnica com a Wilson Sons no qual a gente faz o monitoramento em tempo real do canal, berços e das bacias de evolução”, mencionou. “Nós temos que promover infraestrutura para gerar eficiência e previsibilidade”, complementou Ribeiro.

Todos os painéis do evento podem ser assistidos na íntegra no canal do Porto do Itaqui, no Youtube.

 

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