quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Dragagem da área externa do canal de acesso de Rio Grande está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos (Foto: Divulgação/Portos RS)

Região Sul

Portos RS antecipa dragagem no canal externo de Rio Grande

Atualizado em: 13 de setembro de 2024 às 16:40
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Obra estava prevista para 2025, mas precisou ser antecipada em razão dos eventos climáticos do mês de maio

A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou nesta semana que, em razão das enchentes ocorridas no estado gaúcho no mês de maio, a dragagem da área externa do canal de acesso ao Porto do Rio Grande teve de ser antecipada para garantir as condições máximas de segurança para embarcações que chegam e saem do complexo portuário.

Segundo informou a Portos RS, a dragagem está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos. O serviço foi firmado a partir de um contrato já existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.

Os trabalhos estavam programados para acontecer no início de 2025, porém com os efeitos das enchentes e a quantidade de sedimentos no mar fizeram com que fosse necessária a antecipação do serviço.

Canal do Furadinho

Segundo informou a Portos RS, outra ação que ocorre para recuperação e reconstrução do sistema hidroportuário gaúcho trata-se do desassoreamento do Canal do Furadinho, localizado em Canoas.

O serviço foi contratado a partir de uma parceria entre a Braskem e a Navegação Guarita. Os trabalhos estão sendo executados pela draga Ivete, pertencente a empresa STER Engenharia.

Com previsão de conclusão em até cinco semanas, a obra já retirou dez mil metros cúbicos de sedimentos de um total de 55 mil metros cúbicos previstos no projeto.

O Canal do Furadinho é um dos principais pontos de acesso ao Terminal Santa Clara, que conecta o Polo Petroquímico de Triunfo ao Terminal Marítimo Rio Grande pela Lagoa dos Patos.

Recuperação do calado

No ano passado, a Portos RS assinou um contrato para as obras da segunda etapa de dragagem de manutenção do canal. Os trabalhos tiveram início em novembro e foram concluídos em fevereiro deste ano.

Com o período de chuvas, o calado teve de ser reduzido para garantir a segurança de navegação e manobras de navios que adentram o complexo portuário.

Durante reunião com a diretoria da Portos RS, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se comprometeu em realizar o desenvolvimento do projeto que prevê a recuperação do calado para que se restabeleça as profundidades homologadas em 2020.

Compartilhe:
TAGS calado canal externo dragagem Portos RS Rio Grande