Dragagem da área externa do canal de acesso de Rio Grande está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos (Foto: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Portos RS antecipa dragagem no canal externo de Rio Grande
Obra estava prevista para 2025, mas precisou ser antecipada em razão dos eventos climáticos do mês de maio
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou nesta semana que, em razão das enchentes ocorridas no estado gaúcho no mês de maio, a dragagem da área externa do canal de acesso ao Porto do Rio Grande teve de ser antecipada para garantir as condições máximas de segurança para embarcações que chegam e saem do complexo portuário.
Segundo informou a Portos RS, a dragagem está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos. O serviço foi firmado a partir de um contrato já existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.
Os trabalhos estavam programados para acontecer no início de 2025, porém com os efeitos das enchentes e a quantidade de sedimentos no mar fizeram com que fosse necessária a antecipação do serviço.
Canal do Furadinho
Segundo informou a Portos RS, outra ação que ocorre para recuperação e reconstrução do sistema hidroportuário gaúcho trata-se do desassoreamento do Canal do Furadinho, localizado em Canoas.
O serviço foi contratado a partir de uma parceria entre a Braskem e a Navegação Guarita. Os trabalhos estão sendo executados pela draga Ivete, pertencente a empresa STER Engenharia.
Com previsão de conclusão em até cinco semanas, a obra já retirou dez mil metros cúbicos de sedimentos de um total de 55 mil metros cúbicos previstos no projeto.
O Canal do Furadinho é um dos principais pontos de acesso ao Terminal Santa Clara, que conecta o Polo Petroquímico de Triunfo ao Terminal Marítimo Rio Grande pela Lagoa dos Patos.
Recuperação do calado
No ano passado, a Portos RS assinou um contrato para as obras da segunda etapa de dragagem de manutenção do canal. Os trabalhos tiveram início em novembro e foram concluídos em fevereiro deste ano.
Com o período de chuvas, o calado teve de ser reduzido para garantir a segurança de navegação e manobras de navios que adentram o complexo portuário.
Durante reunião com a diretoria da Portos RS, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se comprometeu em realizar o desenvolvimento do projeto que prevê a recuperação do calado para que se restabeleça as profundidades homologadas em 2020.