sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Termasa movimenta produtos como farelo de soja, soja, milho e trigo (Foto: Divulgação/Portos RS)

Região Sul

Portos RS anuncia redução de calado em terminais que operam grãos

15 de maio de 2024 às 17:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Profundidade foi reduzida para 12,80 metros para os terminais da Bunge, Bianchini e Termasa/Tergrasa por causa das correntezas

A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, informou que houve redução de calado em alguns terminais portuários que operam grãos, localizados no complexo de Rio Grande.

A medida, segundo a Autoridade Portuária, aconteceu a partir do início da noite de terça-feira (14), conforme os boletins atualizados diariamente.

Foi anunciado a redução de calado para 12,8 metros nos terminais da Bunge Alimentos, Bianchini, Terminal Marítimo Luiz Fogliatto (Termasa) e do Terminal Graneleiro (Tergrasa).

Segundo informou a Portos RS, a medida, em conjunto com a Marinha do Brasil (MB) e a Praticagem da barra, ocorreu por questões de segurança das manobras de navios no canal aquaviário, devido as fortes correntezas que estão sendo registradas durante a semana.

Com a medida, os navios que atendem os terminais não podem passar dos 12,80 metros de calado, quando que anteriormente o calado de navios poderia ser maior.

A diminuição de calado anunciado pelas autoridades compromete a quantidade de grãos que são movimentados entre importação e exportação nos terminais portuários.

Situação dos portos

Conforme a Portos RS, o Porto Alegre segue com suas operações suspensas devido à cota de inundação do Lago Guaíba, que deixou boa parte da capital gaúcha alagada. Ainda não há previsão de retomada das atividades.

O embarque de toras de madeira segue suspenso e as atividades estão paralisadas no Porto de Pelotas. Já o Porto do Rio Grande segue operando normalmente.

Os ventos de quadrante oés-sudoeste atingiram os 41,8 km/h e a correnteza foi de vazante durante toda a manhã desta quarta-feira (15), chegando a velocidade de 5,9 km/h em direção ao Oceano Atlântico.

Compartilhe:
TAGS calado grãos Portos RS terminais portuários