sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Os trabalhos, que tiveram início em novembro do ano passado, foram realizados pela draga Utrecht, equipamento da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas (Foto: Divulgação/Portos RS)

Região Sul

Portos RS conclui campanha de dragagem de manutenção do canal de Rio Grande

Atualizado em: 24 de fevereiro de 2024 às 2:32
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Em três meses de serviços, foram retirados mais de 3 milhões de metros cúbicos de sedimentos

A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou a conclusão de obra da dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. Os trabalhos, que tiveram início em novembro do ano passado, foram realizados pela draga Utrecht, equipamento da frota da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.

A embarcação de bandeira holandesa, deixou o município de Rio Grande no final do mês de  janeiro após a conclusão total da dragagem. Segundo a Autoridade Portuária, foram retirados 3,1 milhões de metros cúbicos de sedimentos nas áreas dos canais interno, externo e do Porto Novo.

“A conclusão dessa obra é fundamental na manutenção da competitividade do nosso complexo portuário, bem como quanto à segurança da navegação, buscando assim, a concretização da visão estratégica de sermos o hub do Conesul”, comentou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

Para a realização da obra, a Portos RS realizou um investimento de mais de R$ 105 milhões com a utilização de verbas próprias.

O objetivo da obra é manter a eficiência do calado operacional e trazer segurança às operações de entrada e saída de navios na área do complexo portuário, permitindo que embarcações maiores possam cada vez mais utilizar o Porto do Rio Grande.

Ao longo dos dois meses de trabalho, a draga Utrecht realizou 431 ciclos completos, que consistem na retirada do sedimento no trecho de dragagem e nos movimentos de navegação com a cisterna cheia e retorno vazia do sítio de descarte.

O material retirado foi depositado em uma área de descarte oceânica devidamente licenciada pelo Ibama, órgão ambiental que acompanhou todo o desenvolvimento do projeto para a garantia da execução das condicionantes ambientais. Peças informativas sobre a obra foram distribuídas na região de Ribeirinhas, com a disponibilização de números de contato com a Portos RS.

“A dragagem teve os mais modernos sistemas de acompanhamento ambiental e obteve um grande sucesso nos controles, demonstrando que a técnica utilizada pela Portos RS é muito adequada e garante a segurança ambiental do empreendimento”, disse Henrique Ilha, diretor de Meio Ambiente da companhia.

O diretor de Infraestrutura da Autoridade Portuária, Lucas Meurer, classificou a campanha de dragagem como satisfatória. Além disso, o executivo informou que os ganhos em relação ao calado serão informados para o mercado ainda neste mês de fevereiro.

Compartilhe:
TAGS canal de acesso dragagem Portos RS Rio Grande