sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Até o momento, foram realizados em média nove ciclos de dragagem por dia, o que representa a retirada diária de cerca de 45 mil metros cúbicos de sedimentosFotos: Divulgação/Portos RS

Região Sul

Portos RS conclui primeira semana da dragagem de manutenção em Rio Grande

Atualizado em: 7 de dezembro de 2023 às 9:20
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Draga Utrecht trabalha no canal de acesso ao complexo gaúcho 24 horas por dia

A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos do Rio Grande do Sul, concluiu a primeira semana dos serviços de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Complexo de Rio Grande. Os trabalhos seguem o cronograma previamente estabelecido, com a retirada dos sedimentos acontecendo por setores.

De acordo com a Autoridade Portuária, a draga Utrecht, da empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora da licitação, trabalha 24 horas por dia desde o início da obra.

Segundo a Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, até a última segunda-feira (4), já haviam sido realizados 38 ciclos de dragagem no canal de navegação.

Cada ciclo é composto pela retirada dos sedimentos do trecho estabelecido e todo o caminho de ida e volta percorrido pela embarcação até o sítio de despejo autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), distante 17 km da costa.

Até o momento, foram realizados em média nove ciclos de dragagem por dia, o que representa a retirada diária de cerca de 45 mil metros cúbicos de sedimentos. Esses números levam em consideração o trecho em que o trabalho está sendo executado, porém podem variar de acordo com o avanço do processo.

Segunda etapa

Serão investidos R$ 94,5 milhões e serão contempladas pela dragagem as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa da Autoridade Portuária é que os trabalhos sejam executados em 80 dias.

A quantidade de material que será retirado foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. O sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.

Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, e seguirá ao longo de todo o processo.

Compartilhe:
TAGS autoridade portuária dragagem Rio Grande do Sul Van Oord Serviços de Operações Marítimas