Assinatura de protocolo ocorreu durante evento
Região Sul
Portos RS firma acordo para projeto de transição energética
Acordo foi feito com o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS)
A Portos RS, Autoridade Portuária que administra os portos públicos do estado, e o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto Porto Verde. O acordo visa futuros projetos de transição energética.
A parceria foi firmada nesta semana durante o Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica do Rio Grande do Sul, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), em Porto Alegre. O evento reuniu representantes de diversas entidades, players do mercado e contou com a presença do Governador Eduardo Leite.
A iniciativa entre Portos RS e Sindienergia tem como objetivo o desenvolvimento de estudo voltados para a futura implementação de um sistema de geração de energia a partir de fonte eólica, promovendo uma energia limpa e renovável.
Além disso, o protocolo de intenções busca ações sustentáveis para a descarbonização do Porto de Rio Grande, o principal do estado, e a consolidação de uma transição energética justa.
A assinatura contou com o diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, do presidente da Fiergs, Cláudio Bier, secretários estaduais e investidores.
“O projeto Porto Verde reafirma o compromisso de Portos RS com a sustentabilidade e com a busca por soluções inovadoras que unam desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental”, comentou Klinger.
Segundo a Portos RS, o protocolo firmado com o sindicato reforça o papel dos portos gaúchos na transição para uma matriz energética limpa e renovável.
“Ao unir esforços com o Sindienergia-RS, Portos RS se posiciona como protagonista na logística para geração de energia eólica offshore, ampliando a capacidade do estado de atrair investimentos e impulsionar projetos sustentáveis. A iniciativa também reflete o compromisso do setor com as demandas globais de descarbonização, contribuindo diretamente para o crescimento econômico aliado à preservação ambiental”, comunicou a Autoridade Portuária.