sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Comitiva da Portos RS em visita à Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) e à CDRJ, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (crédito: Divulgação/Portos RS)

Região Sul

Portos RS negocia contratação de sistema de controle de tráfego marítimo

Atualizado em: 3 de outubro de 2022 às 12:48
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Comitiva conheceu o Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (CITRA) nesta semana

A Portos RS está em tratativas com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) para formalizar um possível convênio visando a utilização do Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (Citra). O sistema auxilia no controle do tráfego marítimo. 

“Faremos uma análise da proposta para a contratação da Emgepron na prestação desse serviço. Estamos levantando os custos, que dependerá da quantidade de câmeras e de toda a instalação que precisa ser feita. A intenção é evoluir nessa construção, até pelo potencial que essa parceria poderá nos trazer, e essas informações, além de nos auxiliarem como autoridade portuária, também vai ajudar a autoridade marítima e as outras instituições que prezam por segurança e monitoramento ambiental no canal de acesso ao Porto do Rio Grande”, afirmou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. 

Klinger conheceu o sistema na última quarta-feira, quando cumpria agenda no Rio de Janeiro (RJ). Ele estava acompanhado do diretor de Infraestrutura, Lucas Meurer Cardoso, do diretor de Meio Ambiente, Henrique Ilha, e do gerente de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Estima.

O Citra foi desenvolvido pela Emgepron e trabalha com realidade aumentada, abrangendo águas interiores e costeiras, além de oferecer dados compilados como nome, classificação, rumo, velocidade, bandeira e destino de uma embarcação. 

A tecnologia foi apresentada pelo diretor técnico-comercial da Emgepron, almirante Flávio Macedo Brasil, juntamente com o coordenador de Desenvolvimento de Negócios da Emgepron, Alexey Bobroff Daros, e o diretor-presidente do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, Walter Lucas da Silva. 

Para a Portos RS, esse pode ser o caminho para a implantação do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS). 

Na ocasião, também foi tratada a possibilidade de troca de informações e experiências entre o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e o Arranjo Produtivo Local Marítimo de Rio Grande, importante parceiro do desenvolvimento portuário local.

A comitiva da Portos RS visitou ainda a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), onde foi recepcionada pelo diretor-presidente, Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira. Na ocasião, o gestor de VTMIS, Marcelo Villas-Bôas, apresentou o sistema que está em fase de implantação nos portos do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí, que são administrados pela CDRJ. 

A implantação do VTMIS nos portos do Rio de Janeiro ocorre de forma escalonada e a primeira etapa deve ser concluída até o final deste ano. A primeira fase conta com a ativação do “Local Port Services” (LPS), a segunda, do “Vessel Traffic Services” (VTS) e a terceira etapa, do próprio “Vessel Traffic Management Information System” (VTMIS).

Compartilhe:
TAGS navegação Portos RS Rio Grande Rio Grande do Sul VTMIS