Já foram retirados do canal de acesso ao Porto de Rio Grande 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos, quantidade que pode ser entendida também como 205 ciclos completosCrédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Portos RS prevê conclusão de dragagem em Rio Grande para o fim do mês
Autoridade Portuária informa que os serviços no canal de acesso ao porto já avançaram 73%
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos gaúchos, anunciou que a obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande iniciou o primeiro mês de 2024 com 73% de conclusão. Segundo a companhia, os serviços seguem o cronograma previamente estipulado.
Em razão da observação dos parâmetros da licença ambiental e da inexistência de desconformidades com a operação do equipamento, bem como com a implementação de programas de monitoramento, a expectativa da Portos RS é de que a obra seja concluída até o dia 30 de janeiro.
Segundo a Autoridade Portuária, até agora foram retirados pela draga Utrecht 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos, quantidade que pode ser entendida também como 205 ciclos completos, formados pela dragagem e pelos percursos de ida e volta do sítio de descarte.
Todo o material dragado está sendo depositado em área licenciada pelo Ibama e o trabalho vem acontecendo dentro dos padrões estabelecidos pela autoridade ambiental.
Até agora os monitoramentos realizados ao longo dos ciclos mostram que a execução da obra não vem causando alterações ao meio ambiente.
Segunda etapa
Serão investidos R$ 94,5 milhões e serão contempladas pela dragagem as áreas dos canais externo, interno e do Porto Novo. A estimativa da Autoridade Portuária é que os trabalhos sejam executados em 80 dias.
A quantidade de material que será retirado foi estabelecida por meio de uma batimetria prévia que auxiliou no planejamento da obra. O sedimento dragado será descartado em área licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o monitoramento desse sedimento sendo feito pelo sistema SiMCosta.
Junto ao contrato assinado para a execução da obra está incluída a realização do monitoramento da qualidade da água, o qual teve início no último dia 16, marcando o pré-dragagem, e seguirá ao longo de todo o processo.