quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Solenidade da transferência do antigo Terminal Pesqueiro ocorreu na última quinta-feira, 14 de março (Foto: Divulgação/PortosRio)

Região Sudeste

PortosRio conclui venda de terminal pesqueiro para a Prefeitura de Niterói

Atualizado em: 20 de março de 2024 às 10:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Local será totalmente revitalizado, através de uma PPP, para impulsionar a indústria pesqueira na cidade

A PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos do estado do Rio de Janeiro, concluiu na última semana a venda do antigo Terminal Pesqueiro do Barreiro para a Prefeitura de Niterói. Agora, o local passa a ser administrado pelo município, tanto o terreno, quanto à infraestrutura, que já havia sido cedida pelo Ministério de Pesca e Agricultura.

Com a conclusão da transferência, a Prefeitura vai promover uma parceria público-privada (PPP), visando atrair investidores privados para a revitalização do imóvel. O terminal será transformado em um entreposto que segue modelos internacionais, para atuar como local de carga e descarga, além de comércio atacadista e realização de serviços da frota pesqueira.

O novo terminal vai atender a indústria da pesca de todo o estado e colocá-la entre as principais cidades do País em captura, exportação e distribuição em grande escala de pescado industrial.

“Esse espaço dedicado à infraestrutura da Pesca foi construído, inaugurado e, por uma questão logística de falta de acesso marítimo, nunca conseguiu funcionar. Agora a Prefeitura vai realizar a obra de dragagem do Canal de São Lourenço e vai desenvolver, em paralelo, um projeto de revitalização e ativação do Terminal Pesqueiro. Será um marco para a revitalização da indústria Naval e da Pesca no Estado do Rio de Janeiro”, ressalta o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A ideia da Administração Municipal é transformar o espaço com base em portos pesqueiros já existentes em grandes cidades europeias e asiáticas, assim beneficiando pescadores e armadores.

Essa transação possibilitará à Prefeitura concretizar um projeto há muito esperado: a criação de um terminal de pesca que atenda às necessidades da comunidade pesqueira e que impulsione a economia local. A Prefeitura também vai realizar a dragagem do Canal de São Lourenço, que inclui o Porto de Niterói e o aumento do calado vai abrir possibilidades para o Porto. É uma nova perspectiva para a economia da cidade e de todo o estado”, comentou Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio.

O Terminal Pesqueiro do Barreto foi inaugurado há 15 anos pelo Governo Federal, mas nunca chegou a funcionar.

Canal de São Lourenço

A Prefeitura de Niterói também é responsável pela dragagem do Canal de São Lourenço, que tem previsão para iniciar ainda neste semestre. O vencedor da licitação foi o consórcio formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda, e terá investimento de cerca de R$ 138 milhões e previsão de término em até 15 meses.

O objetivo é recuperar a profundidade do Canal de São Lourenço, que deve chegar até 11 metros. Desta forma, será possível a aproximação de embarcações de maior porte, o que vai proporcionar a revitalização do setor naval na cidade.

Compartilhe:
TAGS Niterói PortosRio Prefeitura terminal pesqueiro