O anúncio do acordo foi feito pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pela ministra das Relações Exteriores do Senegal, Aïssata Tall SallCrédito: Divulgação/República Portuguesa
Portugal
Portugal e Senegal reforçam cooperação nas áreas de pesca e portos
Os dois países assinaram memorandos envolvendo os segmentos, além do turismo e diplomacia
Portugal e o Senegal anunciaram que assinaram memorandos de entendimento com o objetivo de fortalecer a troca de conhecimento nas áreas de pesca, portos, turismo e diplomacia.
O anúncio foi feito pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pela ministra das Relações Exteriores do Senegal, Aïssata Tall Sall, no último dia 13, durante a 3ª Comissão Mista Luso-Senegalesa, em Dacar, capital do país africano.
“Assinamos dois acordos e as nossas equipes trabalharam na identificação de outras áreas de cooperação”, disse Cravinho, explicando que se trata de “um memorando para reforçar a formação diplomática” entre as instituições dos dois países, e outro acordo na área de infraestrutura.
O ministro destacou a importância do mar e da Fileira do Pescado (associação que reúne as organizações mais representativas do setor de pesca do país); da economia azul (uso sustentável dos recursos do oceano para o desenvolvimento econômico); e da cooperação entre Portugal e Senegal, que faz fronteira com a Guiné-Bissau.
Cravinho revelou ainda que o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, identificaram oportunidades nestas áreas que podem ser desenvolvidas de forma conjunta pelos dois países.
Para o ministro, estes setores estão “em transformação e, além da pesca, há novas oportunidades, por exemplo, para explorar o mar para indústrias farmacêuticas e cosméticas”, disse.
A ministra senegalesa reforçou que a economia do mar, a sua proteção, mas também “a gestão e exploração dos portos” são áreas da economia que os dois países devem aprofundar.
“O Senegal felicita a experiência que Portugal tem neste setor e quer pôr à disposição do nosso país”, citou Aïssata Tall Sall.
Aïssata também disse que vê “caminhos de cooperação possível” para o setor da marinha mercante e “formação turística e hoteleira”, frisando que o seu país quer com Portugal uma cooperação “mais vasta e mais intensa”.
Durante a visita ao Senegal, o ministro dos Negócios Estrangeiros visitou também o Porto de Bargny-Sendou e o Centro de Língua Portuguesa da Universidade Cheikh Anta Diop.