A paralisação foi marcada para o período que vai do próximo dia 19 até 21 deste mês, um fim de semana de verão geralmente movimentado nos aeroportos (crédito: Pixabay)
Portugal
Portugal: Trabalhadores de aeroportos ameaçam fazer greve
A paralisação foi marcada para o fim de semana dos dias 19 a 21 deste mês
Os trabalhadores da aviação civil de Portugal ameaçaram, no início desta semana, fazer uma greve de três dias no final deste mês, pleiteando melhores salários e condições de trabalho. A paralisação foi marcada para o período que vai do próximo dia 19 até o dia 21, um fim de semana de verão geralmente movimentado para viagens, segundo informaram os sindicatos da categoria em um comunicado conjunto.
A ameaça de greve partiu de duas associações, o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil de Portugal (Sintac) e do Sindicato dos Funcionários da Aviação Comercial (SQAC), que acusam a operadora aeroportuária ANA – Aeroportos de Portugal de não repassar os lucros obtidos no último ano. Em 2021, a ANA registrou lucro líquido de 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 135,5 milhões), revertendo fortemente o resultado negativo do ano anterior.
Se os trabalhadores realmente pararem, será mais uma greve frente a uma série de paralisações que o setor de transportes da Europa vem enfrentando desde a flexibilização das medidas impostas pela pandemia.
A operadora aeroportuária ANA, que administra 10 aeroportos em Portugal, incluindo Lisboa, Porto e Faro, e o grupo francês Vinci, que controla a ANA, foram acusadas de obter lucros líquidos de vários milhões de euros, e não pagar salários decentes aos seus trabalhadores. Os sindicatos também exigem que a ANA e a Vinci adotem medidas “urgentes” para garantir que os trabalhadores se sintam seguros no desempenho de suas funções.
“Só com essa greve conseguiremos alcançar o que há muito falta à empresa: estabilidade social, respeito aos direitos dos trabalhadores e, fundamentalmente, às pessoas”, afirmaram os sindicatos.
Em nota, a ANA lamentou a decisão das associações, e informou que os salários foram revistos em abril, além de bônus atribuídos aos trabalhadores. “A ANA continuará a promover o diálogo com os parceiros sociais e continuará a negociação em curso”, disse a ANA.
Os sindicatos representam não apenas alguns tripulantes de cabine, mas também serviços de assistência em terra e outras empresas relacionadas ao setor de aviação.
LEGENDA
A paralisação foi marcada para o período que vai do próximo dia 19 até 21 deste mês, um fim de semana de verão geralmente movimentado nos aeroportos
Crédito: Pixabay