sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o presidente do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, os investimentos previstos para os corredores ferroviários são de 13 bilhões de euros, para transportar passageiros e cargasCrédito: Divulgação/Brasil Export

Brasil Export

Portugal vive expectativa com novos investimentos para a malha ferroviária

Atualizado em: 26 de outubro de 2023 às 12:07
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Sistema portuário também avança para ações dentro da pauta da sustentabilidade

Portugal vive o maior projeto voltado para a malha ferroviária que pretende transformar a logística do país e diretamente ampliar a frota de transportes aos portos portugueses, que são considerados como porta de entrada para os demais complexos europeus. O projeto foi apresentado pelo presidente do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, durante a programação do XIV Congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (Aplop), dentro do Fórum Brasil Export, realizado em Brasília.

“Temos neste momento acontecendo em Portugal o maior projeto de investimento na área ferroviária. Isso tem a ver com portos, com logística, tem a ver com os acessos aos portos, e também com as estratégias de ficar mais perto da área central da península Ibérica e também da Europa”, comentou.

Segundo o presidente do Porto de Aveiro, os investimentos previstos para os corredores ferroviários estão na ordem de 13 bilhões de euros. O modal será usado tanto para o transporte de passageiros, quanto para o transporte de cargas.

“É importante para Portugal que se tenha crescimento da rede de transporte ferroviário de mercadorias, visando a ligação direta aos portos”, analisou.

Sustentabilidade

O governo português vem avançando nas práticas de transição energética e sustentabilidade em suas atividades econômicas. De acordo com Eduardo, o próprio projeto ferroviário será importante para a pauta da sustentabilidade.

“O projeto tem um favor em termos de descarbonização. O modal ferroviário pode nos permitir descarbonizar ainda mais toda a cadeia logística, e temos que apostar nela”, disse Feio.

A pauta da sustentabilidade passa por quatro frentes em Portugal, sendo eles: a descarbonização das operações portuárias; a criação de novas indústrias nos portos; descarbonização do transporte marítimo (corredores verdes) e a produção de energia renovável para auto-consumo.

O Fórum Brasil Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.

Compartilhe:
TAGS área ferroviária congresso da Associação dos Portos de Língua Portuguesa Eduardo Feio FÓRUM BRASIL EXPORT