sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com Pedro Brito, o cronograma do terminal está casado com o projeto da ferrovia, ou seja, a previsão de início das operações aponta para julho de 2027Crédito: Divulgação/Brasil Export

Brasil Export

Potencial de novo TUP do Pecém como exportador atrai interesse da Europa

Atualizado em: 26 de outubro de 2023 às 12:51
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ex-ministro e diretor-executivo da CSN, Pedro Brito apresentou o empreendimento que iniciará operações em 2027

O ex-ministro e atual diretor-executivo da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Pedro Brito, apresentou o projeto do novo terminal de uso privado (TUP) da empresa, a ser instalado na área do Complexo do Pecém, no Ceará. Segundo ele, o futuro empreendimento terá o importante papel de ser exportador de granéis agrícolas para países europeus a partir do Porto de Sines, em Portugal.

Ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos, e agora à frente da CSN, Brito apresentou o novo empreendimento da companhia durante um dos painéis técnicos da Associação dos Portos da Língua Portuguesa (Aplop).

O novo terminal privado, no município de Caucaia, vai atuar na movimentação de granéis agrícolas, fertilizantes, minério de ferro e carga geral e contêineres. Com todas as autorizações e licenciamentos aprovados com os órgãos responsáveis, o futuro terminal está em fase de estudos dos projetos executivos a fim de iniciar os investimentos.

Segundo o gerente, um dos principais ativos do novo TUP será a conexão com a Transnordestina, que vai conectar três estados do Nordeste visando o escoamento do agronegócio.

“Vamos ter um terminal privado, dentro do Complexo de Pecém, interligado a uma ferrovia de 1.200 quilômetros, que é a Transnordestina”, explicou.

De acordo com Brito, o cronograma do terminal está casado com o projeto da ferrovia, ou seja, a previsão de início das operações aponta para julho de 2027. O investimento previsto é de R$ 2,3 bilhões.

Em julho deste ano, a CSN assinou um memorando de entendimento entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em Portugal. O vínculo firmado passa pelo interesse do país europeu e dos demais vizinhos na exportação de produtos pela área do Pecém, devido à sua posição estratégica.

“Vamos trabalhar em conjunto para viabilizar todos esses investimentos que interessam a Europa e que tem no Porto de Sines essa porta de entrada, principalmente focando nos grãos agrícolas, no hidrogênio verde, e essa nova matriz de transporte que estamos instalando no Pecém”, comentou o executivo.

Segundo Brito, o novo TUP da companhia se apresenta como uma opção viável, principalmente na exportação de granéis agrícolas, que é um dos itens de mercado que mais interessam aos europeus.

“Pecém está construindo o maior parque de hidrogênio verde da América Latina, algo que é importante e nos chama atenção. Pecém será um dos maiores exportadores de grãos agrícolas do Brasil, juntamente com o Porto de Itaqui, e também se constrói uma possibilidade, até pela proximidade com a Europa, através do Porto de Sines”, disse.

Compartilhe:
TAGS Companhia Siderúrgica Nacional Europa Pecém Pedro Brito