sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Após a palestra que proferiu, o presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, foi anunciado oficialmente como novo membro do Conselho do Nordeste Export. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Nordeste Export

Praticagem avalia recebimento de navios maiores no Porto de Fortaleza

Atualizado em: 22 de junho de 2024 às 22:13
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Segundo Bruno Fonseca, entidade vem realizando simulações juntamente com a USP para alcançar objetivo

O presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, informou que a empresa está realizando simulações em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para explorar a viabilidade de aumentar o tamanho dos navios que operam no Porto de Fortaleza. “Através do canal da barra oeste, buscamos reduzir os impactos da correnteza e do vento”, afirmou durante o segundo dia do Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Nordeste Export.

Os estudos técnicos e simulações de manobras buscam integrar o canal da barra oeste à infraestrutura portuária para testar e verificar as condições de navegabilidade e atracação de navios de maior porte na área costeira do porto.

Fonseca contou que um dos principais desafios enfrentados pela praticagem no Porto de Fortaleza é o swell (ondas de alto mar com baixa altura e longo período). Atualmente, o canal de acesso, com 3.500 metros de extensão e 160 metros de largura, impõe dificuldades às operações dos práticos devido ao tamanho pequeno e largura estreita, além dos grandes ventos e correntezas.

“Em 2023, foram realizadas 2.378 manobras na Zona de Praticagem do Ceará. Estamos prevendo um aumento desse número”, declarou Fonseca.

No Brasil, existem 20 zonas de praticagem, sendo a do Nordeste a número 5, que inclui os portos de Pecém e Fortaleza. Fonseca também anunciou que o Instituto da Praticagem Brasil, em Brasília, está conduzindo simulações para testar as condições de navios de 366 metros no complexo do Pecém.

O objetivo é que esses testes proporcionem embasamento para decisões que visem aumentar a produtividade operacional e modernizar a infraestrutura dos portos da zona de praticagem 5.

Boas-vindas

Na sexta-feira (21), o presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, foi anunciado como novo membro do conselho do Nordeste Export.

O Nordeste Export é uma iniciativa organizada pelo Grupo Brasil Export, que há cinco anos reúne autoridades públicas, empresários e industriais para discutir temas relacionados à logística, infraestrutura, comércio exterior e transportes na região.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS