O prático tem de conhecer a geografia do local onde atua, o comportamento das correntes marítimas, as características dos ventos e das correntes da maré, entre outros fatoresCrédito: Divulgação/Praticagem SP
Região Sudeste
Praticagem de SP: 90 anos com papel fundamental para o futuro do Porto de Santos
Fundada oficialmente em 27 de junho de 1933, entidade projeta futuro de recordes operacionais no complexo
Entidade fundamental para que o Porto de Santos receba com segurança embarcações de tamanhos cada vez maiores, a Praticagem de São Paulo completa 90 anos neste dia 27 de junho e projeta um futuro de recordes operacionais para o principal complexo portuário brasileiro. A fundação oficial aconteceu em 1933, quando o ministro de Estado dos Negócios da Marinha, almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195 e constituiu a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos.
Profissionais altamente especializados, os práticos necessitam de treinamento permanente para garantir o conhecimento da geografia do local onde atuam, o comportamento das correntes marítimas, as características dos ventos e das correntes da maré, entre outros fatores que influenciam na navegação. O presidente da Praticagem de São Paulo, Fabio Mello Fontes, conta que a chegada dos navios de 366 metros ao porto santista é um grande desafio para a categoria. “Os práticos foram treinados em centros de excelência nos Estados Unidos e na França. Estamos preparados para os navios de 366 metros e continuaremos contribuindo para o desenvolvimento do nosso Porto com aceleração segura do tráfego”, acrescenta.
O atual Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos estima que até 2040 o volume movimentado no complexo será 50% maior do que o atual, atingindo 240 milhões de toneladas anuais. Além de realizar investimentos em infraestrutura e em seus acessos, a comunidade portuária terá que estar preparada para a escala de navios que estão entre os maiores da frota internacional de navegação. “Os grandes navios vão trazer mais carga, mas é preciso muita segurança. E nós práticos vamos continuar inovando, nos antecipando aos desafios e entregando um serviço de qualidade e segurança para as operações, contribuindo para que Santos se torne efetivamente o hub port que na prática já é”, analisa Fontes.
A partir do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego e monitoramento do tráfego marítimo em tempo real das operações, batimetria e a utilização do sistema Redraft para determinação do calado dinâmico, a Praticagem de São Paulo tem otimizado a utilização do canal da navegação com manobras casadas e seguras, contribuindo para alavancar o constante crescimento do Porto de Santos, permitindo que os navios carreguem mais e demorem menos tempo para entrar e sair do complexo.
A Praticagem de São Paulo foi homenageada pelos 90 anos durante a solenidade de abertura do Santos Export 2023 com a entrega de uma placa comemorativa ao presidente Fontes. Muito satisfeito com a trajetória profissional que tem cumprido, ele explica como mantém o vigor e a motivação frente a um trabalho que exige tanta energia e responsabilidade. “Eu faço o que amo de paixão e testemunhei a evolução dos navios e desse Porto. Quando botei a mão no primeiro radinho me senti no paraíso e hoje temos os mais modernos equipamentos”.