sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Região Centro-Oeste

Prefeito apresenta dados que mostram crescimento da cidade de Sorriso

Atualizado em: 9 de agosto de 2023 às 10:33
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Conhecido como Capital do Agro, município segue em desenvolvimento e registra aumento de 302% no PIB nos últimos cinco anos

O prefeito da cidade de Sorriso (MT), Ari Lafin, fez uma apresentação aos participantes do Centro-Oeste Export, na terça-feira (8), e mostrou dados que comprovam o crescimento do município em diversas áreas.

Chamado de “Sorriso em Números”, o levantamento municipal mostrou, por exemplo, que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 302% de 2017 a 2022, saindo de R$ 3,9 bilhões para 16,8 bi, e com expectativa de alcançar R$ 19,1 bilhões em 2024. A população também saltou de 85 mil habitantes em 2017 para 140 mil em 2023.

“Iniciamos esse levantamento em 2017, reunindo dados de todas as secretarias. Depois disso, conseguimos visualizar a importância do município para o Estado e para o Brasil e as prioridades que a Administração vem trabalhando desde então”, explicou o prefeito.

Localizada no centro de Mato Grosso, a reconhecida “Capital Nacional do Agronegócio” por lei federal de 2012 conta com um hub logístico formado pelo entroncamento da BR-163 com a BR-242.

Segundo os dados, a cidade é a maior produtora de soja do mundo, a maior produtora de milho do Brasil, maior exportadora do Estado e segunda maior geradora de empregos de Mato Grosso.

De acordo com o prefeito, um dos maiores desafios de Sorriso é capacitar mão de obra. Por isso, vem investindo em cursos profissionalizantes em parceria com o Senai.

Por fim, Ari Lafin agradeceu novamente pela presença das autoridades que participaram do evento realizado pelo Brasil Export na cidade, o que, segundo ele, traz visibilidade para Sorriso e seu potencial de desenvolvimento. Pediu também que “os grandes centros urbanos olhem para Sorriso. Nós temos muita capacidade de crescimento, mas precisamos de investimentos em armazenagem e em logística, principalmente, porque nossa vocação é alimentar o mundo”.

Compartilhe:
TAGS apacitar mão de obra Ari Lafin Capital Nacional do Agronegócio Centro-Oeste Export crescimento da cidade de Sorriso