As obras no Aeroporto Jorge Amado iniciaram em dezembro de 2019 e eram para ter sido entregues em 12 meses. Divulgação/Infraero
Região Nordeste
Prefeito cobra agilidade nas obras de ampliação do aeroporto de Ilhéus
Cronograma inicial da concessionária apontava a conclusão dos serviços até o fim de 2020
O prefeito da cidade baiana de Ilhéus, Mário Alexandre, cobrou agilidade nas obras de melhoria e ampliação do Aeroporto Jorge Amado. Iniciadas em 2019, a conclusão dos trabalhos estava prevista para o fim de 2020, mas não foram entregues ainda.
O pedido foi feito no último dia 22, enquanto Mário cumpria agenda administrativa em Salvador, participando de uma audiência na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA). Ele estava acompanhado do procurador-geral do município, Jefferson Domingues.
No encontro, o gestor se reuniu com o diretor-executivo do órgão, Carlos Henrique Martins, e destacou a importância da obra para o fortalecimento do turismo de Ilhéus, ressaltando que o terminal aéreo é uma relevante porta de entrada da cidade.
“O verão se aproxima e o aeroporto tem papel fundamental para atrair mais turistas, que visitam Ilhéus a fim de curtir as nossas belíssimas praias e conhecer as riquezas culturais e históricas da nossa cidade”, disse Alexandre.
Administrado pela concessionária Socicam desde o final de 2018, as obras no Aeroporto Jorge Amado foram iniciadas em dezembro de 2019 e a previsão inicial era que fossem concluídas em 12 meses. Porém, o cronograma está atrasado e sem nova previsão divulgada.
As reformulações contemplam a ampliação da área do terminal de passageiros dos atuais 3.400 m² para mais de 4.500 m²; reforma do estacionamento; revitalização da área comercial do aeroporto com o aumento das áreas locáveis; e construção de um novo prédio para abrigar a área administrativa do terminal e a Seção Contra Incêndio (SCI).
O terminal maior proporcionará a elevação da capacidade de atendimento de passageiros para 1,2 milhão por ano, mais que o dobro do volume anual recebido hoje, que é de pouco mais de 556 mil pessoas.
Questionada, a concessionária do aeroporto de Ilhéus informou que as obras de ampliação e modernização do terminal estão sendo realizadas de forma ininterrupta, mas como as atividades acontecem de forma simultânea às operações aéreas, “cabe esclarecer que houve apenas redução das frentes de trabalho, priorizando a operação mais intensa neste final de ano. O ritmo das obras será retomado o mais breve possível”, disse em nota.
A concessionária pediu desculpas por eventuais transtornos e informou que o cronograma está passando por realinhamento junto ao poder concedente, sem especificar nova data.
O Aeroporto Jorge Amado é o terceiro maior em movimentação total de passageiros no estado, ficando atrás de Salvador e Porto Seguro.
Até 2017, o equipamento era administrado pela Infraero, quando o Governo do Estado assumiu e terceirizou para a Socicam em 2018.