A ideia, segundo ele, permitiria que a exportação de algodão fosse feita dentro do próprio Estado, já que hoje o produto embarca via Porto de Santos (SP), na região Sudeste. Foto: Divulgação/Codeba
Região Nordeste
Prefeito de Salvador anseia nova área para o porto
Ideia é utilizar área da antiga Gerdau para exportar algodão pelo Estado
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), manifestou o interesse em utilizar a área da antiga Gerdau como um novo local para ser explorado pelo Porto de Salvador. A ideia, segundo ele, permitiria que a exportação de algodão fosse feita dentro do próprio Estado, já que hoje o produto embarca via Porto de Santos (SP), na região Sudeste.
Reis afirmou que sua equipe está debruçada na antiga Usina Gerdau para que no espaço funcione uma espécie de polo industrial. “O porto passou por uma duplicação e agora receberá retroáreas para suprir as demandas, principalmente de algodão. E temos duas grandes áreas na cidade disponíveis: uma em Valéria, de 203 mil metros quadrados, e outra na antiga usina Gerdau, de cinco milhões de metros quadrados, onde 75% dessa área está em Salvador”, citou ele.
O prefeito falou sobre o assunto durante um evento promovido pela Fecomércio, FAEB, Fetrabase e FIEB. Questionada, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra os portos do estado, disse que a proposta é ainda “uma ideia” do prefeito, e que não há, por ora, nada de concreto para um possível projeto.