Rogério Santos acha que a história de Santos está ligada à rotina portuária. mas admite que essa conexão impõe desafios, especialmente em relação à mobilidade e à infraestrutura (Foto: Vosmar Rosa/MPor)
Porto de Santos
Prefeito de Santos destaca o porto como pilar do crescimento da cidade
Rogério Santos fala sobre os desafios e investimentos necessários para melhorar a mobilidade e fortalecer a relação histórica entre o complexo e a cidade
A relação entre Santos e seu porto sempre foi determinante para o desenvolvimento da cidade. E segundo o prefeito Rogério Santos (Republicanos), essa relação continua sendo um fator essencial para seu crescimento. “O porto é um importante corredor de desenvolvimento para a região e para o país”, disse ele ao BE News.
Para Rogério Santos, a história do município está diretamente ligada à rotina portuária. “Essa relação, ao longo dos anos, sempre foi muito próxima e não pode ser dissociada”, reforçou.
No entanto, essa conexão também impõe desafios, especialmente em relação à mobilidade e à infraestrutura. Entre as principais questões a serem enfrentadas, ele cita os acessos viários e a logística do porto-indústria na Área Continental e em Alemoa, além da necessidade de um novo terminal de passageiros no Valongo.
O prefeito classifica as melhorias na infraestrutura viária como fundamentais para equilibrar o fluxo entre a cidade e o porto. “É necessário, além da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, dar atenção a outros projetos, como o novo viaduto da Alemoa. Aliás, ambos são compromissos assumidos pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)”, explica Rogério Santos.
A criação de uma nova entrada para o município é outra demanda urgente, segundo o prefeito. “É necessária uma nova entrada para Santos através do túnel no maciço central, que ligará os dois extremos da cidade”, defende. “E, enfim, todas as obras necessárias para que a gente tenha essa boa relação do porto com a cidade”.
Infraestrutura urbana
O fortalecimento da relação porto-cidade também passa por investimentos em infraestrutura urbana. Um exemplo disso é o projeto de revitalização do Portinho de Caruara, na Área Continental de Santos. Segundo a Prefeitura, a área de 12.652,22 m² receberá melhorias, incluindo um píer e um flutuante acessível no Canal de Bertioga, fonte interativa, pistas de skate e pump track, playground, academia ao ar livre, paisagismo, área de contemplação e estacionamento para 40 veículos.
Na opinião de Rogério Santos, esse projeto impulsionará o turismo ecológico na região da Baixada Santista. Ele destaca que a área já conta com trilhas, cachoeiras, rios, manguezais, gastronomia caiçara e atividades do chamado turismo de base comunitária, desenvolvido pelos próprios moradores.