O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também declarou apoio às obras da Rota Bioceânica, que ligará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile por meio de uma megaestradaCrédito: Divulgação/Brasil Export
Região Centro-Oeste
Prefeito de Sorriso agradece presença do fórum e defende obras de infraestrutura
Ari Lafin vê como prioridades para o Centro-Oeste a duplicação de trechos da BR-163, a Ferrogrão e a Fico
Durante a solenidade de abertura do Fórum Centro-Oeste Export, na noite de segunda-feira (7), em Sorriso (MT), o prefeito da cidade, Ari Lafin, agradeceu a presença das autoridades que estão no município, atraídas pela iniciativa do Brasil Export, e defendeu obras de infraestrutura que precisam sair do papel, como a duplicação de mais trechos da BR-163, que liga o Rio Grande do Sul ao Pará, e a instalação da Ferrogrão.
“Eu só tenho que agradecer a vocês”, disse o prefeito, citando o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, ao se referir ao fórum Centro-Oeste Export. Na visão de Lafin, movimentos como esse trazem visibilidade para a “capital do agro”, que ainda carece de infraestrutura que garanta o escoamento da produção regional.
Em sua fala, ele citou que o município tinha, em 2017, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80 mil habitantes, e PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 4,5 bi. Em 2022, saltou para 110 mil habitantes e PIB de R$ 14,5 bi.
“E a estimativa para 2024 é de 140 mil habitantes e R$ 20 bi em PIB, o que demonstra que aqui tem uma energia muito forte, muitos negócios, por isso nós precisamos de debates a esta altura, como vocês nos propuseram. Estou muito orgulhoso dessa noite, contem comigo”, ressaltou Lafin.
Em seguida, o prefeito concedeu uma entrevista ao diretor de redação do BE News, jornalista Leopoldo Figueiredo, e falou que a situação da infraestrutura de Mato Grosso em relação ao escoamento da safra é “bastante delicada”.
Para Lafin, o setor produtivo “faz a sua parte com competência, gera oportunidades e respeita o meio ambiente”. Mas a necessidade de ferrovias, hidrovias e rodovias se faz muito presente para acompanhar um Estado que cresce em volume de produção e precisa escoar sua safra”, acrescentou.
Ele disse que a BR-163, um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária da região central do Brasil, está sendo duplicada pelo Governo do Estado entre o trecho de Posto Gil, no km 507 em Diamantino, e Nova Mutum, mas que a estrada precisa de solução também para o trecho de Cuiabá a Santarém. “A BR-163 está estrangulada”, afirmou. “Precisamos expandir essa duplicação até o Porto de Mirituba (PA)”, citou.
Lafin cobrou ainda os projetos anunciados voltados às ferrovias. “Precisamos ligar a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) de Goiás ao nosso centro, pode ser por Sorriso, e a Ferrogrão de Sinop a Mirituba. São obras prioritárias para o escoamento da Safra”, elencou.
Considerada fundamental para o escoamento da produção de grãos de Goiás e Mato Grosso, a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste deve ter seu primeiro trecho, de 383 quilômetros, concluído em cinco anos pela Vale. Ele começa na Ferrovia Norte-Sul (FNS), em Mara Rosa (GO), e vai até Água Boa (MT).
No total, a Fico terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. Além da parte entre Mara Rosa e Água Boa, haverá ligação entre Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 quilômetros, e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 quilômetros.
Já a Ferrogrão visa interligar o Porto de Mirituba, no Pará, ao município de Sinop, no Mato Grosso, num traçado de 933 quilômetros paralelos à BR-163. Porém, o projeto dessa ferrovia enfrenta obstáculos na Justiça porque passa por uma área de proteção ambiental.
O prefeito também declarou apoio às obras da Rota Bioceânica, que ligará Brasil, Paraguai, Argentina e Chile por meio de uma megaestrada saindo de Porto Murtinho (MS).
“Todas as alternativas de desenvolvimento voltadas ao escoamento da safra têm o nosso apoio, para que tudo que produzimos chegue aos seus destinos”, declarou.
O Centro-Oeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.