Prefeito de Ilhéus defende investimentos no aeroporto para melhorar malha aérea do Estado (Foto: Infraero)
Região Nordeste
Prefeitura de Ilhéus debate modernização de aeroporto
Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, atingiu recorde de movimentação, segundo Socicam
Durante o Fórum sobre o Retorno das Operações de Aproximação e Pouso por Instrumentos no Aeroporto de Ilhéus, o prefeito da cidade baiana, Valderico Junior, ressaltou a necessidade de mais tecnologia relacionada aos pousos para dar mais segurança aeroportuária ao local. Além da modernização do terminal, foram debatidos a ampliação da malha aérea e a redução de tarifas.
O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII), no auditório do Sebrae. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, do Sebrae, de entidades empresariais e da sociedade civil organizada.
O prefeito também ressaltou o “grande potencial” do equipamento para atender todo o sul da Bahia. O fórum contou com a presença do piloto internacional Alexandre Mendes Reis, além de lideranças políticas de diversas cidades baianas, que reforçaram a importância de ações conjuntas para impulsionar o desenvolvimento regional.
Recorde
Segundo a concessionária Socicam, além da inauguração das obras de revitalização e ampliação, em julho passado, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, atingiu novo recorde com a maior movimentação anual de passageiros de sua história durante o último ano. No total, mais de 674 mil passageiros embarcaram e desembarcaram entre 5.197 voos comerciais operados nos meses de janeiro e dezembro de 2024.
Até então, o recorde anterior havia sido registrado em 2022, quando 632 mil viajantes foram recebidos no empreendimento. Os indicadores do último ano representam, respectivamente, crescimento de 12% no fluxo de passageiros e de 4% no número de voos operados em comparação com 2023, período que contou com 600 mil embarques e desembarques entre 4.985 operações realizadas no terminal ilheense.