sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Após o ato dos caminhoneiros, a Prefeitura de Santos intensificou os trabalhos de tapa-buraco nas vias do bairro da Alemoa Industrial, que tiveram início em novembro (Crédito: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos)

Porto de Santos

Prefeitura de Santos garante melhorar acessos ao porto após ato de caminhoneiros

31 de janeiro de 2024 às 10:02
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Profissionais autônomos reivindicam maior atenção do poder público com as vias do bairro da Alemoa Industrial

A Prefeitura de Santos está intensificando os trabalhos de melhorias nas vias do bairro da Alemoa Industrial, que dão acesso ao Porto de Santos (SP). Na terça-feira, houve um serviço especial da operação Tapa-Buraco após a manifestação de caminhoneiros autônomos, que reivindicam melhorias das vias.

As ações de Tapa-Buraco são de responsabilidade da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos SA) — a serviço da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref). Os serviços tiveram início em novembro, sempre aos sábados e feriados, quando a movimentação de veículos pesados é menor. Desde então, já foram aplicadas 680 toneladas de massa asfáltica no perímetro do bairro.

Para atender à demanda, foram destacadas duas equipes do Departamento de Conservação de Vias Asfaltadas (Dasf) da Prodesan, que operam com quatro caminhões, uma pá carregadeira e um rolo compressor.

De acordo com a Prefeitura, as melhorias já foram realizadas na Rua Dr. Albert Schweitzer nesta terça-feira (30) e, até sábado, serão estendidas até a Rua Aurélio Batista Félix e a Avenida Vereador Alfredo das Neves, duas vias importantes de acesso aos terminais retroportuários da Zona Noroeste. A expectativa é de que sejam utilizadas até 600 toneladas de massa asfáltica no serviço.

As fortes chuvas da semana passada causaram problemas na estrutura viária local, que recebe tráfego diário intenso de caminhões.

A Administração afirmou que o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), tem feito contato com o sindicato dos caminhoneiros, a fim de atender às demandas da categoria.

Para os serviços na região da Alemoa Industrial, a Prefeitura de Santos garantiu um investimento no valor de R$ 15 milhões destinado para obras de revitalização no bairro.

Manifestação

Caminhoneiros realizaram na terça-feira (30) uma paralisação na região do bairro Alemoa, acesso de entrada e saída de caminhões do Porto de Santos. De acordo com os profissionais, o ato, programado para durar 24 horas, serviu para demonstrar insatisfação com a Administração Municipal por conta das más condições do asfalto de vias do bairro.

Conforme comunicado emitido na segunda-feira (29) pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam-Santos), a concentração dos caminhoneiros se deu por volta das 7h. Equipes da Polícia Militar e da Guarda Portuária acompanharam o ato.

No comunicado do Sindicam-Santos, as fortes chuvas de janeiro pioraram a situação do asfalto, que já era ruim. Agora, as pistas destinadas ao acesso aos terminais parecem “verdadeiras crateras”.

Segundo o presidente do Sindicam-Santos, Luciano Santos, o ato serve para chamar a atenção da Administração Municipal para dar uma maior atenção à questão da infraestrutura viária da região da Alemoa.

Compartilhe:
TAGS baixada litoral porto Santos SP