Rogério Santos conhece o simulador de ponte de navio no Porto de Leixões: ele disse ter se impressionado com a integração do complexo portuário com um parque tecnológicoCrédito: Reprodução/Instagram/Rogério Santos
Portugal
Prefeitura de Santos realiza visita técnica a portos de Portugal
A partir de experiência portuguesa, autoridade municipal quer desenvolver projetos de energia sustentável
A Prefeitura de Santos (SP), cidade no litoral de São Paulo que é sede do maior porto do Brasil, realiza uma visita técnica a complexos marítimos de Portugal nesta semana, a fim de melhor conhecer suas experiências de gestão e de desenvolvimento tecnológico. Com agenda em Leixões e Aveiro nessa quinta-feira, a comitiva brasileira conheceu detalhes dos projetos de inovação e ainda de turismo náutico.
A programação tem o apoio do Portugal Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transporte, braço europeu do Brasil Export, maior movimento de debates sobre esses setores no País.
Em entrevista ao BE News, o prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou que as visitas aos dois complexos portugueses garantiram informações importantes para projetos em desenvolvimento na cidade. “Em Leixões impressionou a integração do Porto com um parque tecnológico”, comentou o prefeito, que estava acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt.
O chefe do Executivo municipal destacou a experiência de Leixões com o desenvolvimento de projetos como o de geração de eletricidade a partir da energia das ondas e, também, a utilização de simuladores digitais para o treinamento de profissionais de terminais portuários. “São tecnologias que vamos levar para nosso parque tecnológico, para que possamos explorar”, afirmou.
O Porto de Aveiro, segundo o prefeito, também inova especialmente por contar com um parque industrial onde um dos destaques é a produção de pás eólicas. Nessa região, há também instalações de montagem e fabricação de químicos e alimentos. Para Rogério Santos, a integração entre o porto e a indústria é um caminho a ser seguido no complexo santista.
O prefeito ainda foi recebido pelo presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, que falou sobre desenvolvimento de tecnologia na cidade, conhecida como ‘a Veneza portuguesa’ devido à existência de canais, como Santos. O município lusitano explora o turismo com gôndolas.
Na reunião, Rogério Santos destacou que o Parque Valongo, projeto de revitalização dos armazéns do Valongo, em Santos, com a implantação no local de um complexo de lazer e turismo, prevê um sistema de turismo náutico. Esse programa ligará essa região até a área continental do município, às demais cidades da região e, ainda, ao outro lado da ilha de Santos, na Ponta da Praia, especificamente à Ponte Edgar Perdigão.