Segundo a Prefeitura do Rio, o valor do investimento, que será oriundo da iniciativa privada, é de R$ 95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que terá contrato de 25 anosArte: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro
Região Sudeste
Prefeitura do Rio lança edital de licitação de transporte aquaviário em lagoas
Objetivo é criar um total de 16 linhas que irão atender cerca de 90 mil passageiros por dia
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o edital de licitação do projeto que prevê a implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, localizadas na zona Oeste do Município. A proposta da Administração Municipal é criar 16 linhas que vão transportar cerca de 90 mil passageiros por dia.
Segundo a Prefeitura, o valor do investimento, que será oriundo da iniciativa privada, é de R$ 95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que terá contrato de 25 anos. De acordo com o edital, a outorga mínima é de R$ 3,2 milhões.
Para o diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), Lucas Costa, a instalação do novo modal é considerada atrativa tanto para aqueles que usam o transporte público quanto para o usuário de carro particular. Ele também classificou que trata-se um passo importante para o transporte público da cidade.
“Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna”, comentou.
De acordo com a Prefeitura, a ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras e, depois, chegando à Linha Amarela e ao canal de Marapendi. Além disso, há previsão de integração de bairros e pontos de interesse público como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas.
A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais, com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.
Desde o início dos estudos de viabilidade, a CCPar tem feito reuniões com moradores da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A população participou ainda de audiência pública na Câmara Comunitária da Barra, ocorrida em abril, para apresentar propostas. No mês de março, documentos referentes ao processo foram disponibilizados por 30 dias, durante consulta pública.