A expectativa do município do Rio é que uma conexão aquaviária para o Aeroporto do Galeão faça parte de medidas para se criar novos meios de chegada e saída do terminalCrédito: Divulgação
Região Sudeste
Prefeitura do Rio recebe propostas para implantar ligação aquaviária entre aeroportos
Ideia é ter um transporte de barcas conectando o Santos Dumont ao Galeão
A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial, na semana passada, o aviso público de manifestação de interesse privado para a operação de uma linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim (Galeão). O Município recebeu uma proposta conjunta, de três empresas, para a concessão desse serviço de transporte aquaviário.
De acordo com o texto do D.O., a Secretaria Municipal de Coordenação Governamental informou que recebeu a proposta de interesse para “desenvolver estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para modelagem e estruturação de projeto de concessão para ligação aquaviária entre a Marina da Glória e o Aeroporto Internacional Tom Jobim”.
A manifestação de interesse tem como principal finalidade receber estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para a modelagem do serviço. De acordo com a Prefeitura, o prazo para receber propostas de empresas é de 20 dias corridos. O projeto escolhido e contratado terá um ressarcimento de despesas de no máximo R$ 250 mil.
A expectativa do município é que uma conexão aquaviária para o Aeroporto Tom Jobim faça parte de medidas para se criar novos meios de chegada e saída do terminal. Segundo a Prefeitura, as empresas que manifestaram interesse e apresentaram requerimento são: Technion Engenharia de Tecnologia, Ilha Open Mall Ltda. e Netuno Transportes Marítimos Ltda.
Santos Dumont
Em razão da alta demanda de usuários que passam pelo Santos Dumont e do objetivo de conter o esvaziamento no Galeão, o ministro de Aeroportos, Márcio França, anunciou no mês passado que o Santos Dumont terá restrições de voos a partir de outubro.