No ano passado, um levantamento sobre equidade de gênero feito pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostrou que apenas 17,5% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro é ocupado por mulheres. Foto: Divulgação
Nacional
Prêmio Portos+Brasil ganha nova categoria
Evento promovido pelo MPor ganhou categoria Igualdade de Gênero
O Prêmio “Portos + Brasil”, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos, ganhou neste ano uma nova categoria: Igualdade de Gênero (ODS 5).
Em sua 5º edição, a premiação é um reconhecimento dos avanços conquistados pelos portos organizados e pelos Terminais de Uso Privado (TUPs) do país, especialmente em relação às medidas adotadas pelo setor que promovam o desenvolvimento sustentável, bons investimentos, eficiência operacional e competitividade dos portos brasileiros.
Na nova categoria, serão premiadas as três empresas que mais se destacarem pela presença de mulheres nos quadros de funcionários e em cargos de gestão – em consonância com o ODS 5 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que diz respeito à igualdade de gênero) e seguindo os Princípios de Empoderamento das Mulheres estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.
No ano passado, um levantamento sobre equidade de gênero feito pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostrou que apenas 17,5% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro é ocupado por mulheres.
Ao todo, 302 empresas responderam os questionários e, na maioria delas, menos de 30% dos funcionários são mulheres e menos de 30% delas ocupam cargos de liderança. Neste cenário, a nova categoria é também uma forma de estimular mudanças do setor, ainda predominantemente masculino.
IGAP
Por meio do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), o Ministério de Portos analisa um ranking das autoridades portuárias de todo o país, avaliando 15 métricas, como desempenho de gestão e governança, transparência na publicação de informações, capacidade de concretizar investimentos, qualidade da gestão ambiental, entre outros.
O evento de 2024 está marcado para o dia 7 de agosto, no Clube Naval de Brasília.