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Anderson Pomini esteve na filial de Santos do Brasil Export e do BE News, onde participou da reunião do conselho do Santos Export e falou de temas ligados ao cais santistaCrédito: Divulgação/Brasil Export

Região Sudeste

Presidente da APS busca apoio da Alesp

Atualizado em: 7 de julho de 2023 às 10:00
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Em reunião do conselho do Santos Export, Anderson Pomini prometeu levar demanda ao presidente da Casa

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, segue empenhado em colaborar para a viabilização de uma nova ligação rodoviária entre a Grande São Paulo e o Porto de Santos. Durante participação na reunião do conselho do Santos Export, realizada ontem, dia 6, em Santos, o dirigente afirmou que irá levar à demanda à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Será, segundo ele, mais uma forma de pressionar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que a nova pista saia do papel.

“Se vocês me permitirem, vou agendar uma reunião com o presidente da Alesp, André do Prado (PL). Ele, sim, tem condições de fazer uma pressão política. Vamos levar esse tema e assim, fazer uma pressão política junto ao governador. E o governador tem interesse. Ele tem zelo, carinho pela região”, disse Pomini durante o encontro promovido pelo Santos Export, principal fórum de debates sobre temas relacionados ao cais santista. A reunião foi realizada na filial de Santos do Brasil Export e do BE News.

O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, falou sobre a preocupação de muitos atores do segmento portuário, uma vez que uma nova ligação demandaria muito tempo.

“Nos reunimos com o Rui (Klein, diretor de Concessões Rodoviárias Estaduais do Grupo EcoRodovias) semana passada. Ele nos passou que, se tudo correr bem, perante o que temos, são dois anos de licenciamento, e cinco anos para a obra. Agora, até lá, como é que ficamos? Vivemos uma situação de colapso em alguns dos locais, e as cargas vão continuar chegando, a produção não vai parar de aumentar. Nossa preocupação é, para um curto espaço, o que estaremos fazendo para tentar resolver isso”, questionou.

O presidente do conselho do Santos Export, Ricardo Molitzas, compartilhou um pouco da preocupação em torno do tema.

“O que vemos todo dia é que, com qualquer interferência que temos no Sistema (Anchieta-Imigrantes), seja onde for, ele para. Isso demonstra que a gente está muito perto do limite. O que estamos debatendo é o seguinte: precisamos juntar todos os atores, de todas as autoridades responsáveis, e precisamos de uma decisão, temos que ter um horizonte. Esse é um cenário que muito nos preocupa”, analisou.

Túnel Santos-Guarujá

Outro tema debatido na reunião foi o túnel imerso ligando as margens do Porto de Santos, nas cidades de Santos e Guarujá. Anderson Pomini deu detalhes de sua ida a Brasília na semana passada, onde apresentou o projeto do empreendimento à Casa Civil.

Segundo ele, o Ministério pediu mais informações quanto à viabilidade e o cronograma financeiro das obras de execução do túnel.

“Nos reunimos com a ministra Miriam (Belchior, secretária-executiva da Casa Civil), e ela quis entender o cronograma financeiro; se temos o desejo de fazer a obra no formato com recursos públicos. Abrimos uma planilha em que comprovamos a viabilidade financeira e manutenção, prestigiando outras obras de infraestrutura ligadas ao porto”, disse.

O presidente da APS contou que a Casa Civil vem discutindo detalhes técnicos sobre o projeto, mas que existe a expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça o anúncio oficial da obra ainda neste mês. Ele reforçou durante a reunião que é possível iniciar os serviços com recursos da própria empresa pública. 

“Temos R$ 2,5 bilhões em conta da Autoridade Portuária e isso é o suficiente para iniciar a obra. Logo na sequência, faremos uma concessão para a administração, gestão e manutenção do túnel, prestigiando a tarifa social. É isso que pretendemos”, disse.

Na opinião de Pomini, a utilização de recursos públicos permite uma maior celeridade no processo de início das obras. Diferentemente do modelo de parceria público-privada (PPP) proposto pelo Governo de São Paulo. Nesse caso, o poder público injetaria recursos ao mesmo tempo em que promoveria a concessão do ativo à iniciativa privada.

De acordo com o presidente do cais santista, o cronograma da Autoridade Portuária prevê início do canteiro de obras entre os meses de maio e junho de 2024 e conclusão prevista para, no máximo, 2029.

Participaram da reunião Fabrício Julião, CEO do brasil Export; José Roberto Campos, presidente do conselho Nacional do Brasil Export; Ricardo Molitzas, presidente do Conselho do Santos Export; Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos; além de conselheiros e representantes de empresas do segmento portuário.

Convites

Ao final do encontro, Fabrício Julião convidou Pomini para participar do Centro-Oeste Export, que vai ser realizado nos dias 7 e 8 de agosto, em Sorriso, no Mato Grosso. Além disso, o presidente da Autoridade Portuária recebeu o convite para integrar a segunda missão do Grupo Brasil Export em Singapura, no final do ano.

 

QUADRO

 

Outros projetos destacados por Anderson Pomini:

 

Perimetrais

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que a obra da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, lado Guarujá, foi incluída no PAC, na ordem de serviços estimados em R$ 500 milhões. Os editais serão lançados em breve e reafirmou que as melhorias estão no plano de metas da APS. Sobre a perimetral em Santos, a APS já tem um contrato firmado, no qual a empresa pediu reequilíbrio contratual em razão de questões técnica e ambiental.

 

Museu

O presidente da APS disse que a reinauguração do equipamento turístico tem sido um sucesso. Ele revelou que há pretensão de transferir o museu para a área do Valongo após a revitalização.

 

Valongo

Anderson Pomini disse que a APS fez uma cessão temporária dos armazéns 1, 2 e 3, para que haja uma conexão com os armazéns 4, 5 e 6 que foram cedidos à Prefeitura. “Estamos encontrando um formato para que uma empresa privada faça a restauração do 1, 2 e 3, e nosso calendário é que, em junho do ano que vem, já esteja funcionando toda aquela área”, comentou.

 

STS 10

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) garantiu que o complexo marítimo implantará um novo terminal de contêineres no Cais do Saboó, o STS10, mas sua área deve ser reduzida. O plano original da APS era utilizar todo Cais do Saboó para a nova instalação. Mas alguns lotes devem ser ocupados por outros empreendimentos. Uma parte dessa região tende a ser destinada ao novo terminal de passageiros do Concais (que sairá da região de Outeirinhos, onde tem operado nas últimas décadas). E o terminal Ecoporto, localizado no Saboó, deve ter seu arrendamento renovado, permanecendo no local. “Nós teremos o STS 10, ainda que em um formato um pouco menor. Essa foi a orientação do ministro (de Portos e Aeroportos) Márcio França. O Porto está fazendo um estudo sobre qual melhor formato, considerando a possibilidade de manutenção do Ecoporto e (o novo terminal do) Concais”, afirmou.

 

Dragagem

Pomini revelou que a APS está minutando os editais para a dragagem de 15 metros. O presidente reiterou que tem um desejo e defende que o contrato seja firmado por dez anos, e não de cinco anos, como é regrado na legislação. “Achamos mais apropriado de dez pois teríamos condições melhores de exigir da empresa vencedora obras de contenção na origem”. O atual contrato vence em março do ano que vem.

 

Pomini passa a integrar o conselho do Santos Export

Ao término da reunião, o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, convidou o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, a integrar o Conselho do Santos Export, já formado por autoridades e empresários ligados ao cais santista. Pomini aceitou, destacando ser “uma honra” fazer parte do colegiado.

Na sequência, ele recebeu do presidente do conselho, o diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas, o pin do Brasil Export como conselheiro.

Maior fórum de debates sobre portos, logística, transportes e infraestrutura, o Brasil Export conta com 20 conselhos, integrados por especialistas, executivos e agentes públicos. Cada um deles é voltado a debater os desafios dos setores de infraestrutura relacionados a uma região ou um estado do País, a outras nações ou a uma agenda temática. O do Santos Export tem como foco, como o próprio nome indica, os projetos para o desenvolvimento do cais santista.

O presidente da APS também recebeu das mãos do presidente do Conselho do Brasil Export, José Roberto Campos, um exemplar de sua biografia. O livro “Consultor singular, um homem plural” foi lançado pela Brasil Export Biografias.

 

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