sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Porto do Pecém vai receber nova área para tancagem, em Caucaia, com capacidade de armazenamento de 230 mil metros cúbicos de combustíveis/Divulgação

Porto do Pecém

Presidente do Pecém espera combustível mais barato com terminal de tancagem

15 de dezembro de 2023 às 10:14
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Capacidade de armazenamento será maior do que em Mucuripe, deslocando o consumo do estado para o futuro terminal

O presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp SA), Hugo Figueirêdo, afirmou que o projeto do terminal de tancagem do Pecém, aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Coema), na última quarta-feira (13), deve reduzir os preços de combustíveis no estado.

Segundo Figueirêdo, isso acontecerá por conta do futuro terminal possuir uma capacidade maior do que o terminal de tancagem do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, fazendo com que todo o consumo do estado seja movimentado por Pecém, eliminando o uso de caminhões na operação e diminuindo o custo da logística.

Atualmente, o Porto do Mucuripe, controlado pela Companhia Docas do Ceará, possui capacidade total de 140 mil metros cúbicos de combustíveis e concentra todas as empresas do setor em atividade no estado. A nova instalação, abrigada no Complexo do Pecém, em Caucaia, terá uma área de 86.800 metros quadrados, e contará com tanques capazes de armazenar um volume de 230.000 metros cúbicos.

 

Transferência

A obra mira a transferência de empresas instaladas no Porto do Mucuripe para Pecém. O objetivo é atender a demanda crescente de combustíveis na região e otimizar a logística de distribuição, além de aumentar a quantidade de investimentos no setor.

O grupo Dislub Equador é o responsável pelo empreendimento, que no mês de outubro teve um acréscimo no seu investimento, passando de R$ 300 milhões para R$ 430 milhões.

O terminal irá armazenar e distribuir combustíveis derivados do petróleo e biocombustíveis por meio de carga e descarga pelos modais marítimo e rodoviário. Segundo a Superintendência do Coema, o projeto seguirá normas nacionais e internacionais para construções desse tipo de empreendimento.

Compartilhe:
TAGS Ceará Pecém tancagem